Mais Médicos
A decisão do governo de Cuba em deixar o programa Mais Médicos após o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) ter afirmado que condicionaria a continuidade do programa Mais Médicos a aplicação de teste de capacidade, salário integral aos profissionais cubanos e a liberdade para trazerem suas famílias causou grande apreensão. O governo de Cuba informou que decidiu sair do programa citando “referências diretas, depreciativas e ameaçadoras” feitas pelo presidente eleito Jair Bolsonaro à presença dos médicos cubanos no Brasil.
Governo Federal
Na manhã da sexta-feira, dia 16, o Ministério da Saúde divulgou uma nota à imprensa afirmando que se reuniria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) para a definição da saída dos médicos cubanos e entrada dos profissionais brasileiros que serão selecionados por edital. A proposta de edital visa selecionar profissionais para as 8.332 vagas que serão deixadas pelos médicos cubanos. A seleção de profissionais brasileiros será realizada ainda no mês de novembro e o comparecimento aos municípios, imediatamente após a seleção.
Em Vargem
Vargem Grande do Sul aderiu ao Mais Médicos na gestão de Celso Itaroti (PTB) e recebeu oito profissionais do programa vindos de Cuba, que passaram a atender nas unidades básicas de saúde do município. Atualmente, o Mais Médicos em Vargem conta com seis médicos cubanos e dois brasileiros.
Eleições da Câmara
Ao que tudo indica, Felipe Gadiani (PTB) caminha com certo favoritismo para voltar a presidir a Câmara. Além disso, a falta de coesão entre o grupo que poderia eleger um outro nome facilita ainda mais o caminho de Felipe. Se persistir esse racha, o grupo poderá perder mais uma vez a presidência da Mesa Diretora.
Limpeza
O vereador Wilsinho elaborou recentemente ofício á prefeitura solicitando a limpeza de bueiros nas proximidades da baixada do Rio Verde. Esta semana, uma equipe do DSUR iniciou o serviço em bocas de lobo das ruas São Pedro e Carlos Bovo. O vereador, que acompanhou o trabalho, afirmou ter ficado bastante preocupado com a quantidade de lixo que os servidores tiraram dos bueiros.
Tapiratiba
O vice-prefeito de Tapiratiba, José Sebastião Gonçalez (PSB), conhecido como Zé Mala, morreu aos 46 anos, na quarta-feira, dia 14, vítima de um infarto fulminante. Zé Mala havia sofrido uma parada cardiorrespiratória e estava se recuperando em casa após uma cirurgia. Nascido em São José do Rio Pardo, ele era vice de Luiz Antônio Peres (PPS)