Câmara aprova criação de cargo de assessor especial da presidência

Durante a sessão extraordinária do dia 29, os oito vereadores presentes aprovaram a criação do cargo de Assessor Especial da Presidência, de livre nomeação e exoneração. A mesma proposta extinguiu os cargos de Chefe de Secretaria e motorista.

O novo cargo corresponde ao anexo I da tabela D sobre cargos do quadro comissionado, com vencimentos iniciais na ordem de R$ 5 mil. Pela lei, o servidor ocupante do cargo de Assessor Especial, ficará subordinado diretamente ao presidente da Câmara Municipal.

De acordo com o verificado pela Gazeta junto à Câmara, o Legislativo fez uma ampla consulta com órgãos jurídicos sobre a viabilidade do projeto antes de propor a criação do cargo. Segundo o apurado pela reportagem, com a criação do cargo de procurador jurídico, que é concursado, e a extinção do cargo de assessor, a presidência da Câmara deixou de ter a possibilidade de uma pessoa de confiança totalmente à disposição, inclusive durante as sessões para auxiliar nos trabalhos.

Pela proposta, entre as atribuições do cargo estão assessorar diretamente e pessoalmente o presidente da Câmara em qualquer ação política e administrativa da Casa, elaborando e revendo todos os atos administrativos, normativos, legislativos, assinando juntamente com o presidente todos os mencionados atos que produzem efeitos legais e jurídicos; assessorar o presidente em todas as reuniões, sessões ordinárias, extraordinárias e solenes; sendo que o ocupante do cargo em comissão poderá ser convocado em qualquer horário, sempre que houver interesse da presidência, sem direito a qualquer vantagem.

Também deve orientar e instruir o presidente para o bom desempenho das atribuições privativas da presidência, estabelecidas no Regimento Interno da Câmara; Auxiliar o presidente em suas relações político-administrativas com a população, autoridades e entidades públicas e privadas; planejar, coordenar, acompanhar e executar ações relativas a assuntos do gabinete e viabilizar as políticas no plano legislativo, com assistência direta ao Presidente, acompanhamento em suas relações com o chefe do poder Executivo e audiências com os demais parlamentares.

O candidato ao cargo deve ter como formação curso de ensino superior completo como bacharel em ciências jurídicas e sociais ou administração ou economia ou gestão pública, além de comprovação, no mínimo, de dois anos de experiência na área pública.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui