Mais uma turma se formou no Tiro de Guerra

Atiradores apresentam a Bandeira Nacional

A formatura de encerramento do ano de instrução do Tiro de Guerra 02-092 foi realizada na sexta-feira, dia 30 de novembro. O evento foi uma noite de compromissos dos atirados, de homenagens e também entrega dos certificados e medalhas.

Segundo o chefe do tiro de Guerra de Vargem, sargento Alexandre Soares Mariano, a solenidade foi realizada em duas partes, sendo a primeira no lado externo do salão de festas da Igreja São Benedito que iniciou com a entrada da tropa, com os concluentes vestindo o uniforme camuflado pela última vez no ano, em seguida com o juramento e compromisso à Bandeira do Brasil e finalizada com o desfile.

Depois do desfile, os formandos tiraram o uniforme e vestiram terno, dando início a segunda parte da cerimônia na parte interna do salão. Os atiradores foram chamados um a um, cumprimentavam as autoridades que compuseram a mesa de honra e em seguida recebiam os certificados das mãos de seu padrinho ou madrinha.

Durante a formatura foram feitas homenagens ao patrono da turma Duque de Caxias, ao prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), ao paraninfo o vereador Carlos Alberto Seixas (PTB), a Suzete Perete Xavier por se destacar como o pai ou responsável que mais apoiou ativamente as atividades do Tiro de Guerra. Também foi homenageado José Marcos Pirola por ser o idealizador do Tiro de Guerra e por todos os seus feitos, recebeu como homenagem ter o seu nome como denominação da Organização Militar.

Na formatura, ainda foram entregues medalhas para vários destaques, mas os que mais se destacaram foram o atirador Marco Antônio da Silva Júnior como sendo o de melhor aptidão física, o monitor Pedro Henrique da Silva como o melhor resultado no tiro de fuzil e o atirador Lucas Gabriel Sanches, como o destaque do ano de instrução. Ao final da cerimônia foi realizada a inauguração de retratos.

Reservistas

Jovens que participaram do Tiro de Guerra nos últimos cinco anos precisam comparecer à última organização militar em que serviram ou se apresentar em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima da residência até o próximo dia 16 de dezembro, para o Exercício de Apresentação da Reserva (Exar). Para aqueles que agora vivem em outro país, além da opção online, é possível prestar o Exar por intermédio de uma repartição consular.

Para o caso do cidadão não fazer a apresentação do dentro do período regular do Exar, há a possibilidade de fazê-la em qualquer época do ano em um quartel das Forças Armadas, tendo em mãos seu documento de situação militar, porém, para estes casos de apresentação depois do período normal é cobrada uma multa prevista em legislação.

Em Vargem Grande do Sul, a apresentação deve ser feita na Junta Militar, que fica à rua Sete de Setembro, 159, Centro, na antiga Guarda Municipal, entre os dias 9 e 16, ou pelaI, no período de 1 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019, acessando o site www.exarnet.eb.mil.br.

Alistamento

Jovens do gênero masculino que completaram 18 anos em 2018 precisam fazer o Alistamento Militar. Sem ele, ficam impedidos de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou se matricular em curso universitário. Além disso, está previsto pagamento de multa para aqueles que deixarem de se alistar. É necessário fazer o alistamento até 30 de junho de 2019.

Para se alistar é necessário apresentar uma foto 3×4, RG, CPF, Certidão de Nascimento, cópia do comprovante de residência e histórico escolar. O alistamento deve ser feito na Junta Militar de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h. É possível também se alistar pela internet, basta acessar: www.alistamento.eb.mil.br. Para mais informações, ligue 3643-2470.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui