13º salário: o mais esperado do ano

Professora do Senac dá dicas para melhor uso do 13º salário. Foto: Senac
Professora do Senac dá dicas para melhor uso do 13º salário. Foto: Senac

Há quem faça inúmeros planos de como usar o 13º salário antes mesmo desse dinheiro estar disponível.  Alguns já dão destino certo para a tão esperada gratificação de fim de ano. Porém, a opção mais aconselhável, segundo Gilvanete Paneto, docente da área de gestão e negócios do Serviço Nacional do Comércio (Senac) de São João da Boa Vista, é preciso planejar a aplicação desse pagamento de forma consciente.

A especialista preparou três valiosas dicas para os trabalhadores usarem o dinheiro. Confira:

Em primeiro lugar, quitar dívidas pode proporcionar tranquilidade principalmente em uma fase em que as pessoas estão esperançosas com a chegada do ano novo para realizações pessoais e materiais.

Para os que não estão endividados, pagar as despesas extras do início do ano, como Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), material escolar e outros, pode ser uma estratégia atraente. Também, vale analisar que essas despesas podem ser parceladas. Nesse caso, uma planilha financeira (receitas e despesas) para controle ajuda a poupar o 13º, essa é uma excelente estratégia. Para isso, vale procurar as instituições financeiras e pesquisar a melhor aplicação.

Para os que desejam realizar sonhos, como viajar, comprar presentes e festejar, planejar é fundamental para não gastar além da quantia do 13º salário e correr o risco de iniciar o ano seguinte com dívidas.

“A chegada do 13º salário é de extrema importância não só para o beneficiário, mas também para a economia nacional, uma vez que bilhões de reais são injetados no mercado, incrementando, principalmente o consumo, e movimentando o comércio. Por isso, vale pensar bem antes de sair gastando”, concluiu a docente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui