Do sonho à realidade

Andar por Vargem Grande do Sul nestes dias ensolarados dá uma dimensão da falta de arborização da cidade. Poucos são os quarteirões onde o cidadão possa caminhar sob a sombra de frondosas árvores. É quase um desalento e isso impactua no bem estar das pessoas, na sua qualidade de vida, certamente.

A sociedade hoje, e o poder público segue esta tendência, está muito mais voltada para o benefício de quem faz uso de automóveis do que a maioria que caminha pelas nossas calçadas. Em muitos países da Europa e também em cidades do Brasil, começa-se a pensar o oposto. Todo conforto ao cidadão, ao meio de transporte coletivo, o uso da bicicleta, em detrimento dos motores dos carros que poluem e contribuem para o aumento da temperatura do planeta.

Para arborizar a cidade é preciso um projeto, uma lei, dinheiro para investir, gente capacitada, vontade política e mudanças de paradigma. O Plano Diretor Participativo que está sendo elaborado em Vargem Grande do Sul e cujo Anteprojeto está em estudos, traz em seus artigos, a necessidade do município ter um plano de arborização e também fala muito em dotar o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente de material humano para realizar esta tarefa.

Também nas novas leis que estão sendo elaboradas em complemento ao Plano Diretor, um artigo é claro ao determinar que o Habite-se de uma propriedade só será dado pelo departamento responsável, se em frente ao imóvel estiver plantada uma ou mais árvores. Tudo ainda vai para análise e votação da Câmara de Vereadores.

São pequenos passos que Vargem Grande do Sul está dando. A conscientização de que uma cidade arborizada é um ganho para todos em qualidade de vida, também precisa ser trabalhada incessantemente, principalmente na educação das crianças.

A responsabilidade de plantar e cuidar de uma árvore em frente ao seu imóvel, não deveria ficar somente sob os cuidados do poder público. Se a prefeitura planta e cuida, tem-se o benefício, mas cada cidadão deveria ter a consciência que ao plantar e cuidar de uma árvore em frente sua casa, ele está gerando bem estar para todos, inclusive seus familiares.

Sonhar com uma cidade bonita, limpa, arborizada, moderna, com um clima ameno, deve ser um sonho coletivo, de todos os vargengrandenses. Que possamos em 2019, passar dos sonhos para darmos os primeiros passos em tornar esta Vargem Grande do Sul uma realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui