Professor fala sobre casarão da família Dutra

0
985
Professor fala sobre casarão da família Dutra. Foto: Prefeitura
Professor fala sobre casarão da família Dutra. Foto: Prefeitura

O professor e fotógrafo aposentado, João Wilson Forlin, conversou com a Gazeta de Vargem Grande e contou um pouco sobre o que sabe sobre o casarão da família Dutra, que atualmente abriga a sede do Departamento de Educação.

João Forlin disse que o arquiteto responsável pela obra do imóvel, José Speria, veio da Escola de Belas Artes da Itália no ano de 1907 no navio Colombo, junto com os imigrantes italianos que vieram para o Brasil naquela época. Entre os imigrantes estava o avô de João, o senhor Gerônimo Forlin. Naqueles tempos, o Brasil na Itália era chamado apenas de América, e os imigrantes vieram para trabalhar para os barões do café.

Quando chegou ao país, Speria começou a construir vários sobrados e um deles foi feito para o capitão Zeca Ribeiro, bem como o casarão onde residia a família Sbardelini que ficava em frente ao imóvel da esquina que morava os Dutra. Dentre as obras do arquiteto estão o imóvel feito para o major Correa e um construído na rua 7 de Setembro, da família Milan. Os prédios construídos por Speria foram a base dos coronéis, grandes cafeicultores e produtores da região. José Speria veio ao Brasil como um grande arquiteto daquela época.

João Forlin comentou que quando criança ouvia seu pai contando histórias sobre o casarão e também da cidade. Que existem lindas pinturas a óleo decorando o seu interior, pois quando foi construído, veio à cidade um grande pintor para desenhar as imagens. O renomado pedreiro da época que participou da construção do casarão foi o pai do sr. Ivo Rodrigues, que era chamado de pedreiro Rodrigues e de acordo com as histórias contadas a João Forlin, as pessoas daquele tempo comentavam que ele assentava cerca de mil tijolos por dia. Ele ressaltou ainda que naquela época os tijolos não eram iguais aos da atualidade, eles eram bem maiores e pesados.

Sobre a aquisição do imóvel pela prefeitura de Vargem Grande do Sul, João Forlin parabenizou o prefeito Amarildo Duzi Moraes por manter o prédio e destiná-lo a educação. Pois lá poderão ser realizadas reuniões com professores para discutir sobre o conteúdo da educação na cidade. João Forlin ainda comentou que é de suma importância manter o imóvel, tanto pela parte arquitetônica quanto pela parte histórica, e que lá será um lugar ideal para orientação pedagógica e discussões sobre educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui