Prefeitura enumera ações para obter certificação

Em agosto, Tiro de Guerra realizou mutirão para recolher lixo na cidade. Foto: Arquivo Gazeta
Em agosto, Tiro de Guerra realizou mutirão para recolher lixo na cidade. Foto: Arquivo Gazeta

A Gazeta de Vargem Grande procurou a prefeitura para verificar quais as ações que são desenvolvidas na cidade para a obtenção do certificado Município Verde Azul. De acordo com o Executivo, apesar do esforço realizado, participações de reuniões, seminários e ações entre departamentos, o município ainda não conseguiu a pontuação necessária para a certificação.

De acordo com a prefeitura, no ano de 2018 foram desenvolvidas ações ambientais relacionadas aos resíduos sólidos “proporcionando uma mudança radical nas dependências do aterro sanitário”, conforme enfatizou.  Nesse sentido, a prefeitura informou que foi investido na abertura de duas novas trincheiras, seguindo criteriosamente o projeto autorizado pelo órgão ambiental, que teve reconhecimento pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), que antes recebeu apontamento com nota C, e passou a receber nota A.

Outra iniciativa foi a formalização da cooperativa dos coletores de materiais recicláveis, que atualmente fornece para a população a coleta de recicláveis, gerando renda aos associados e desenvolvendo o trabalho social, resultando ambientalmente, no aumento da durabilidade das trincheiras do aterro sanitário.

Também foi desenvolvido ações em parceria com os membros do Tiro de Guerra 02-092 de Vargem Grande do Sul, as etapas do projeto “Vargem contra o Lixo” que retiraram das praças e vias públicas grande quantidade de lixo e materiais não orgânicos.

A prefeitura apontou ainda investimentos na área de saneamento, proporcionando melhorias no sistema  de coleta e tratamento de esgoto e ressaltou que o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente tem como objetivo avanços gradativos  para uma melhor pontuação no ranking do Programa Município Verde Azul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui