Vencimento do IPVA tem início no dia 9

Detran não enviará boleto de cobrança do imposto aos contribuintes

Os proprietários de veículos de alguns estados não irão receber mais em casa o boleto do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (2019) 2019 (IPVA), que traz a opção de pagamento em cota única ou em três parcelas, sem o desconto. Caso não receba, é possível fazer o pagamento através do código do Renavam do veículo. Vencimentos começam na quarta-feira, dia 9 e a expectativa é que a parte que cabe ao município deste tributo chegue a R$ 6,6 milhões em 2019.

O IPVA é uma taxação obrigatória cobrada pelos Governos Estaduais. Seu pagamento é importante para que o veículo não fique irregular, correndo risco de ser apreendido e o motorista ainda perder a CNH. O valor arrecadado é dividido igualmente entre o município e o estado, sendo chamado de repartição tributária.

Com a arrecadação do IPVA, as prefeituras e o Governo de São Paulo podem reverter o recurso em melhorias e manutenção de ruas, estradas e rodovias. O valor do imposto é diferente em cada região, modelo e ano de fabricação dos veículos.

O imposto é cobrado pelo valor do veículo e calculado junto com os valores das alíquotas, que atualmente são: 1% para veículos de locação; 2% para ônibus, caminhões e utilitários e 3% para automóveis. Os veículos com mais de 20 anos de fabricação estão isentos do pagamento.

O modo mais seguro para saber sobre o IPVA 2019 é através da consulta no site Detran SP, em “Consulta e Pagamento do IPVA 2019 SP”. A consulta online é gratuita em todos os estados e há a opção de impressão do documento.

O pagamento do IPVA em cota única terá desconto de 3%. Já em três vezes, não há o desconto e o contribuinte deve efetuar o pagamento nos meses de janeiro, fevereiro e março, seguindo a ordem pelo final da placa de seus veículos. Quem não tem o dinheiro para pagamento a vista em janeiro, pode pagar integralmente ainda em fevereiro, mas sem o direito ao desconto.

A primeira parcela do IPVA 2019 ou a parcela única começam no dia 9 de janeiro com o vencimento das placas dos carros com final um; no dia 10 de janeiro, as placas com final dois; no dia 11 de janeiro, com final três; no dia 12, com final quatro; as placas com final 5, no dia 15 de janeiro; no dia 16, as placas com final 6; no dia 17, com final 7; no dia 18, com final 8; no dia 19, com final 9 e no dia 22, as placas com final 0.

O IPVA 2019 pode ser pago na rede bancária autorizada, nas casas lotéricas e também em outros correspondentes bancários, além de bancos onlines e todos os correspondentes que aceitam o pagamento do IPVA 2019. O pagamento pode ser feito com guia e sem guia, por meio do código Renavam do veículo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui