Pós carnaval, quais os cuidados com a alimentação?

Durante o período de carnaval, a maioria das pessoas acaba consumindo em grande quantidade alimentos industrializados, açúcares, gorduras ruins, frituras e carboidratos refinados. Muitas vezes abusam do álcool, e esquecem de se hidratar de maneira correta, deixando a água de lado. A bebida alcoólica apesar de ser líquida, faz o efeito contrário da água, desidratando o corpo.

Para voltar a rotina de alimentação saudável, não tem segredo. Nada de fazer restrições alimentares absurdas, ou até mesmo fazer exercício físico por horas seguidas sem estar devidamente alimentado. O ideal é voltar a rotina com uma alimentação variada e balanceada, junto a prática regular de exercícios físicos e, nos mantermos hidratados, beber bastante água o dia todo, garante o bom funcionamento do nosso organismo.

Prefira consumir carboidratos integrais, eles fornecem vitaminas, minerais, fibras e energia. As carnes devem ser magras, sem gorduras e peles, feitas em preparações assadas, cozidas ou grelhadas. Os legumes e verduras devem ser incluídos no consumo alimentar diariamente, pois oferecem benefícios incontáveis, desde vitaminas e minerais, onde ajudam a fortalecer o sistema imunológico, como os benefícios funcionais, que por serem ricos em fibras ajudam a normalizar o trânsito intestinal. Nesse período é interessante incluir as frutas ricas em potássio, vitamina C, as que garantem hidratação e energia para um bom funcionamento muscular como abacaxi, banana, kiwi, pera, melão, melancia, podendo ser consumidas com aveia, quinoa, semente de linhaça, garantindo saciedade por serem uma ótima fonte de fibras.

Sempre busque o equilíbrio, analise suas escolhas, e veja se realmente determinado alimento irá fornecer aquilo que seu organismo necessita. Muitas vezes a qualidade dos alimentos é mais importante do que a quantidade. Lembrando que as recomendações são individuais para cada pessoa, por isso é indicado buscar um profissional da área Continue de onde parou, faça escolhas saudáveis, e elimine a culpa de sua vida. Pois ser saudável é um complexo de corpo e mente.

Marília Burdri, Nutricionista

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui