Voluntários de projeto ajudaram na declaração de Imposto de Renda

Voluntários de projeto ajudaram na declaração de Imposto de Renda. Foto: Divulgação

A declaração do Imposto de Renda 2019 deve ser feita pelos contribuintes até o dia 30 de abril. Em Vargem Grande do Sul, voluntários da Unifae ajudaram os moradores com o preenchimento dos formulários entre os dias 25 e 27 de março, na Praça Capitão João Pinto Fontão. Durante os três dias, 24 pessoas fizeram o Imposto de Renda com os voluntários.

O Projeto do Imposto de Renda Solidário realizado faz parte da Rede Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF) da Unifae, responsável por disponibilizar orientação contábil e fiscal pelos estudantes universitários às pessoas físicas de baixa renda, microempresas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos.

Segundo André Kossar, o presidente da Empresa Júnior da Unifae, com o auxílio de professores e alunos voluntários do curso de graduação em Ciências Contábeis, os contribuintes que não têm acesso a computadores e internet ou necessitam de ajuda técnica, tiveram ajuda no preenchimento de sua declaração de Imposto de Renda, que foi enviada diretamente à Receita Federal. A iniciativa também favorece a ampliação de experiência prática na área aos estudantes.

Para os contribuintes que procuraram o serviço e não se enquadraram no objetivo do projeto, foi feita a orientação técnica para que procure auxílio de um profissional da contabilidade.

De acordo com André, o serviço continuará sendo prestado em outras cidades da região. “A Unifae é uma instituição que engloba diversas cidades da região, então quando fomos conceber esse projeto, nós tivemos a ideia de levar isso para fora, para que não só São João da Boa Vista seja contemplado, como as cidades onde há estudantes da Unifae também”, explicou.  “Vargem Grande do Sul foi a primeira cidade que recebeu o Imposto de Renda Itinerante do NAF. Já está confirmado Itobi, Espírito Santo do Pinhal e Mococa, além de São João da Boa Vista. São de dois a três dias em cada cidade, variando pelo porte dela”, completou o presidente da Empresa Júnior.

IR 2019

Quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2018 é obrigado a fazer a declaração do Imposto de Renda 2019. Entre as novidades na declaração do IR deste ano, estão: a obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes e alimentando de qualquer idade; doações diretamente na declaração – ECA, que agora está num local em evidência e integra o bloco de “Fichas da Declaração” facilitando a visualização pelo contribuinte e o título da coluna “Outros” foi alterado para “Pensão Alimentícia e Outros”, assim como o título da coluna “Dependentes” foi alterado para “Quantidade de Dependentes”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui