Audiência da PM debateu índices criminais de Vargem Grande

0
582
Sargento Lasmar divulga as ações da Polícia Militar de Vargem. Foto: Arquivo Pessoal

A Polícia Militar (PM) de Vargem Grande do Sul realizou uma audiência pública para mostrar e debater as ações desenvolvidas no município para combater a criminalidade e também estatísticas de apreensões, prisões, além de incidência de furtos, roubos, etc na cidade no primeiro trimestre de 2019. A reunião aconteceu na terça-feira, dia 16, na Associação Comercial e Industrial (ACI de Vargem Grande do Sul).

A audiência foi presidida pelo comandante do pelotão da PM de Vargem, sargento Lasmar, e contou com a presença do comandante da Companhia da PM da qual Vargem faz parte, capitão Richard, o subcomandante do 24º Batalhão da PM do Interior, o capitão Facadio, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Marco Antônio Moraes e o morador Guilherme Spindola, representando o projeto Vizinhança Solidária. Também estavam presentes os vereadores Laércio Anacleto (PPS) e Célio Santa Maria (PSB).

Apreensões

Um dos números apresentados foi o de apreensão de armas de fogo. De janeiro a março de 2018, foram recolhidas três e no mesmo período deste ano, duas (uma delas sendo uma espingarda calibre 12 que era produto de roubo a uma empresa de Hortolândia).

Em 2019, a PM apreendeu 2,368 kg de drogas no primeiro trimestre e em 2018, apreendeu 2,994 kg.  Com relação a prisões, no primeiro trimestre de 2019, foram 61 pessoas detidas em flagrantes e 30 presos por mandado judicial, números superiores aos registrados em 2019, quando foram 48 flagrantes e 22 por mandados. Já o número de adolescentes apreendidos se manteve parecido. Foram 13 em 2019, um a menos que no ano passado.

Homicídios

Não foi registrado nenhum homicídio no primeiro trimestre de 2019, nem nos três primeiros anos de 2018. No entanto, no último sábado, ocorreu o primeiro assassinato do ano na cidade, que já foi esclarecido e seu autor preso (reportagem na página 7).

Furtos e roubos

O número de furtos registrados em 2019 foi menor que no ano passado, caindo de 74 para 58. Já o de roubo, caiu de três, em 2018, para dois, em 2019.

O número de furtos de veículos subiu de três, em 2018, para cinco, em 2019, e o número de roubos de veículos caiu de dois, em 2018, para zero neste ano.

Avaliação

De acordo com Lasmar, a PM continua com algumas ações que têm apresentado impacto positivo no aumento da segurança na cidade, como a realização de visitas a vítimas de crimes graves, reuniões com autoridades locais. Também foi realizada a reunião do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Ele ainda ressaltou a importância das audiências públicas e o papel fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no combate às drogas.

Um projeto novo que vem ganhando apoio e se tornando mais sólido na cidade é o Vizinhança Solidária, que já está sendo desenvolvido em três bairros de Vargem Grande do Sul, numa iniciativa pioneira no município.

Ao final, o comandante da 4ª Companhia da PM, capitão Richard, observou que os índices criminais da cidade estão baixos e destacou que a apreensão de drogas significa que a polícia tirou das mãos do traficante não apenas o entorpecente, mas o dinheiro que ele iria obter com a venda e que posteriormente seria empregado para financiar mais atividades criminosas.

Já o subcomandante do 24º BPMI, capitão Facadio, destacou o projeto da Vizinhança Solidária, como uma retomada de convivência positiva entre moradores do bairro. Ressaltou o papel da PM de Vargem não só pela melhora nas estatísticas, mas pela manutenção de bons resultados. Apontou ainda o número de prisões em flagrantes feitas no período.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui