Best Cars
A Ford apresentou na terça-feira, dia 28, atualizações para as configurações FreeStyle do Ka, confirmando o investimento da marca na dupla produzida em Camaçari (BA). O Ford Ka recebe a versão Freestyle com motor de 1,0 litro, que vem tornar mais acessível o pacote “aventureiro”, antes oferecido apenas com o de 1,5 litro. À venda em junho, a nova opção tem preço sugerido de R$ 56.690 e só pode ter transmissão manual. A versão 1,5 manual custava R$ 64.090, mas deixa o catálogo; com transmissão automática de seis marchas ela sai por R$ 67.840. A aparência é a mesma do Freestyle 1,5, com rodas de alumínio de 15 pol em tom grafite, pneus 185/60 (para uso em asfalto), faróis de neblina, molduras nos para-lamas, soleiras nas portas e barras de teto. A suspensão elevada (altura livre do solo de 188 mm) tem calibração especial, assim como a direção, e as bitolas são maiores que nos outros Kas 1,0. O interior vem com teto em preto, painel marrom escuro e bancos com seções de couro. A central de áudio continua com tela de 7 pol e integração a celular por Android Auto e Apple Car Play, mas o sistema passa do Sync 3.0 para o 2.5, sem comandos por voz ou a função Applink de instalação de aplicativos — a simplificação estende-se ao Ka 1,5. Os itens de série do Freestyle 1,0 incluem controle de estabilidade e tração, ar-condicionado e sensor de estacionamento traseiro. O motor de três cilindros, inalterado, produz 80 cv e torque de 10,2 m.kgf com gasolina e vai a 85 cv e 10,7 m.kgf com álcool.
Avaliação
O destaque, no entanto, é o acerto de suspensão. Embora mais firme, por conta da maior altura em relação ao solo, o conjunto filtra bem as imperfeições.