A salvação pela Educação

A semana não foi fácil para os brasileiros. Chacina em um presídio no Pará, novas revelações preocupantes no caso do vazamento de mensagens entre os membros da força-tarefa da Lava Jato que extrapolam em muito o limite das atuações dos procuradores, além de uma série de declarações polêmicas do presidente Jair Bolsonaro que nada contribuem para amenizar o clima de racha que existe no país.

Entre as notícias positivas estão a melhora do desemprego, continuam sendo mais de 12 milhões de desempregados, mas houve um pequeno alívio e a redução das taxas de juros que agora estão na casa dos 6%.

Mas olhando para Vargem Grande do Sul, uma notícia de encher de orgulho envolveu a Educação. Alunos da rede estadual de ensino, das escolas Gilberto Giraldi e Benjamin Bastos, ganharam medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Gazeta publicará reportagem sobre a conquista na próxima semana.

Cada um dos alunos representa uma grande vitória para a sociedade. Afinal, as avaliações feitas em todo o país mostram que há uma defasagem grande entre o currículo da série escolar e o que cada aluno de fato aprendeu. Embora as escolas públicas de Vargem sempre se mostraram muito melhores que a média nacional nestes quesitos, o índice nacional é bastante preocupante.

Mas ver que aqui na cidade, além das escolas sempre se destacarem nessas avaliações, há também tantos talentos individuais em Vargem é realmente um sopro de esperança. É preciso valorizar ainda mais a educação, a escola pública, as iniciativas dos professores, pois não há melhor ferramenta de transformação social do que a Educação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui