A Câmara aprovou a abertura de crédito adicional especial para a contratação de uma empresa para reformar e pintar o antigo Clube das Mães. O projeto foi votado na sessão do dia 27 de janeiro. O prédio fica localizado entre as ruas Primeiro de Maio e Sete de Setembro, no Centro.
O projeto de lei autoriza o Executivo a abrir o crédito na importância de cerca de R$ 251.500 mil, que será usado para contabilização de verbas de cofinanciamento federal do Proteção e Atendimento Especializado às Famílias (PAEIF) e Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), objetivando a contratação de empresa especializada para execução da obra no antigo prédio do Clube das Mães, com fornecimento de materiais e mão de obra.
Em sua justificativa, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) ressaltou que o imóvel já teve seu telhado restaurado e a próxima etapa é a reforma do prédio, que permitirá a instalação do Centro de Acolhimento e Formação para as famílias do PAIF e PAEIF, com previsão de atendimento de centenas de pessoas mensalmente.
Este ano, segundo o prefeito, dentro da programação das ações planejadas e aprovadas pelo Conselho de Assistência Social para o atendimento dos usuários, bem como de suas famílias, das Redes de Proteção Básica e Especial, respectivamente PAIF e PAEIF, está contemplada a implantação do referido Centro, visando oferecer acolhimento e oficinas para formação pessoal e profissional para adolescentes, jovens, adultos e idosos que fazem parte dos atendimentos.
Na justificativa, o prefeito pontuou que o fato da suplementação estar sendo realizada mediante anulação de outra dotação orçamentária, indica que não está havendo alteração no saldo final do Orçamento aprovado pela Câmara.
À Gazeta de Vargem Grande, a prefeitura explicou que a contratação da empresa para execução da obra está em processo licitatório, desta forma, os prazos de início e término só poderão ser definidos após assinatura do contrato com a empresa vencedora.
A prefeitura confirmou que após a conclusão da obra, o Clube das Mães será um Centro de Acolhimento e Capacitação. Serão realizados trabalhados com as famílias do PAIF e PAEIF para capacitação e encaminhamento ao mercado de trabalho.
De acordo com o informado, os cursos do Programa Fortalecendo a Família que estão sendo realizados atrás do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), na Vila Santa Terezinha, serão transferidos para o Clube das Mães para melhor comodidade e possibilidade de expansão.
Formações
Além dessas oficinas oferecidas de manicure, pedicure, depilação, corte e costura, pintura em tecido, design de sobrancelhas e artesanato em geral, segundo a prefeitura, também estão sendo preparadas parcerias com o Sesi, Senai e Senac para outros cursos como garçom, cuidador de idosos, panificação, pizzaiolo, customização de roupas, entre outros
De acordo com a prefeitura, com a reforma, o local será adaptado para ter um amplo espaço e adequado para oferecer tais capacitações, além das reuniões socioeducativas com palestras e orientações às famílias.
A prefeitura pontuou que atualmente cerca de 400 vagas são oferecidas pelo Departamento de Ação Social em oficinas de capacitação semestralmente e, com este espaço adequado, o número de vagas, bem como a diversidade de oficinas e cursos de capacitação poderá dobrar.