Mutirão em Vargem terminou na sexta-feira, dia 21

Materiais são recolhidos e os moradores orientados no combate ao mosquito e aos escorpiões. Foto: Prefeitura

Essa é a última semana do Mutirão e Arrastão contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, zika vírus, chikungunya e febre amarela, em conjunto com a campanha de orientação e cuidados contra os escorpiões, realizado em Vargem pelo Departamento de Saúde da Prefeitura. A ação teve início na quarta-feira, dia 5, e segue até sexta-feira, dia 21.

A Vigilância Sanitária pede aos moradores que retirem todo material que possam acumular água e os coloquem nas calçadas de suas casas, conforme o cronograma, pois a equipe de agentes comunitários, junto a um caminhão, recolherá esses materiais e orientará os moradores no combate ao mosquito e aos escorpiões. Os materiais a serem recolhidos são todos aqueles que não servem mais para uso e podem acumular água, como pneus, garrafas, móveis quebrados, entre outros.

A prefeitura pede à população que fique atenta às datas de cada bairro e colabore com a ação. Nesta segunda-feira, dia 17, será no Jardim Primavera, Jardim Santo Élcio, Jardim Santo Expedito, Cohabs IV, V, VI. No dia 18, o mutirão será no Jardim Paulista, Cohab I, Vila Esperança e Jardim Canaã. No dia 19 será no Jardim Paulista, Jardim São José, Jardim Cristina I, II, Jardim Lago I, II, Cohab III, Jardim Ferri. No penúltimo dia de mutirão, no dia 20, será no Jardim Dolores e Parque Industrial e no último dia, dia 21, os bairros do Jardim Santa Marta e Jardim São Cristóvão receberão o mutirão.

Dengue

A dengue pode variar desde uma doença sem manifestação de sintomas até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte. Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta de 39° a 40°C de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso.

Escorpião

Os escorpiões são animais terrestres e podem ser encontrados nos mais variados ambientes, em esconderijos junto às casas e construções, procuram locais escuros para se esconder e o hábito noturno é registrado para maioria das espécies. São mais ativos durante os meses mais quentes do ano e período de chuvas devido as alterações climáticas, esses animais tem se apresentado ativos durante o ano todo. Em caso de lavar uma picada de escorpião, lave com água e sabão e se dirija ao serviço de saúde mais próximo, Pronto Socorro ou Hospital.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui