Uso de máscaras se torna obrigatório em Vargem

Voluntárias confeccionaram parte das máscaras que serão entregues à população. Foto: Prefeitura

O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) tornou obrigatório o uso de máscaras em Vargem Grande do Sul, a partir desta segunda-feira, dia 27. O decreto que regulamentou a decisão, foi publicado no Jornal Oficial da prefeitura na sexta-feira, dia 24.
De acordo com Amarildo, o uso da proteção será exigido para deslocamentos pelas ruas da cidade e também nos locais onde possa haver aglomeração, como supermercados e lotéricas. A medida é mais uma das iniciativas da prefeitura para prevenir o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus e que já fez vítimas fatais em São João da Boa Vista, Porto Ferreira, Poços de Caldas e que já tem casos positivos confirmados em cidades como Itobi e São Sebastião da Grama.
Nesta semana, a prefeitura anunciou que serão distribuídas 5 mil máscaras de tecido confeccionadas por costureiras voluntárias que estão trabalhando no “Fortalecendo a Família”, além de costureiras da região. As peças serão entregues inicialmente às pessoas em vulnerabilidade e as inscritas nos programas da Ação Social.
Posteriormente, outras 5 mil máscaras deverão chegar à cidade, totalizando 10 mil peças. A distribuição teve início na sexta-feira, dia 24, pelos agentes de Saúde e pela Ação Social, por meio de mototaxistas. Assim, as pessoas não precisarão ir até a Ação Social ou nas Unidades Básicas de Saúde, evitando aglomerações.

Comércio

Os estabelecimentos comerciais deverão alertar seus clientes na entrada sobre a obrigatoriedade do uso da máscara. De acordo com o decreto publicado, os estabelecimentos comerciais de grande aglomeração, como agências bancárias e supermercados deverão permitir a entrada apenas de uma pessoa por família.
Os estabelecimentos deverão fixar placas indicando o uso obrigatório de máscaras, disponibilizar as peças aos colaboradores, demarcar no solo a distância mínima de 2 metros entre os clientes, limitar e controlar o fluxo de consumidores, entre outros.
“Colabore fazendo uso constante de máscaras na rua e principalmente nos locais com aglomerações de pessoas. A prevenção, por meio do uso de máscara e isolamento social, são duas ferramentas importantíssimas no combate ao coronavírus”, disse o prefeito.

Equipamentos

O prefeito reforçou que a prevenção e o isolamento social devem continuar, uma vez que em Vargem há apenas nove respiradores no Hospital de Caridade, sendo dois do Centro Cirúrgico, ou seja, apenas sete podem ser utilizados. Há algumas semanas, Vargem só contava com três destes aparelhos. Estes equipamentos são essenciais no tratamento da doença, que causa sério comprometimento dos pulmões.
De acordo com o prefeito Amarildo, a prefeitura não consegue fazer a aquisição de mais respiradores, pois não há no mercado e nenhum município tem conseguido adquirir o aparelho. Portanto, a recomendação é de que a população use máscaras ao sair na rua, principalmente ao entrar em estabelecimentos, para que não haja o risco de levar o vírus para suas casas e passá-lo aos seus familiares.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui