Estiagem baixa nível da represa e possibilidade de racionamento preocupa prefeitura

Rio Verde segue como um espelho d’água depois da barragem. Foto: Reportagem

O nível de água da barragem Eduíno Sbardellini está baixando desde a última semana. Mesmo no inverno, o clima quente faz com que a população aumente o consumo de água. Já a falta de chuva leva à queda do volume da represa. Isso pode ser constatado pelo fato que há dias não tem água descendo pelo vertedouro, o conhecido “bico de pato” do lago da barragem.
O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) falou sobre o assunto na live de sexta-feira, dia 7. O prefeito pediu para que a população use a água de maneira consciente para que não seja necessário fazer racionamento e para que não falte água para outras pessoas.
Na ocasião, o prefeito descartou a possibilidade de racionamento por enquanto, mas pontuou que se a população não fizer uso consciente da água e o nível continuar baixando, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE) terá que adotar medidas.
Na última semana, o SAE iniciou uma campanha de conscientização de água, na qual é solicitado que a população evite o desperdício de água nas atividades de limpeza e conservação. De acordo com o informado, a campanha para essas mudanças de hábitos em relação ao consumo é uma medida preventiva para evitar o racionamento.
Foi sugerido que a população tome banhos rápidos, feche o chuveiro na hora de ensaboar, preste atenção e elimine vazamentos, use a descarga e a torneira com consciência, lave as roupas com menos frequência, cuidados com a caixa de água, reutilize a água da máquina para limpeza e não lave calçadas.
A Gazeta de Vargem Grande contatou a prefeitura para saber se o nível do reservatório nesta semana ainda preocupa e se já há a possibilidade de racionamento. Além disso, o jornal buscou saber se a prefeitura está fiscalizando o desperdício de água. No entanto, até o fechamento desta edição, não obteve respostas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui