Contemplados pela Lei Aldir Blanc também farão oficinas

Departamento Municipal de Cultura foi responsável por auxiliar os artistas da cidade

As gravações das oficinas de capacitação oferecidas gratuitamente para a população acontecerão nos dias 16, 17, 18 e 19. Cada oficina terá três módulos de 30 minutos cada, que ficarão disponíveis na página e no canal do Youtube, de formato gratuito. Segundo Lucas, terá aula de artesanato, grafite, dança, música, pintura e outras manifestações culturais.
As oficinas irão ser feitas com agendamento dos oficineiros que fizeram o cadastro municipal e participaram do edital vinculado a Lei Aldir Blanc. Os artistas têm o compromisso de fazer três módulos de aula, com 30 minutos de aula cada um, dando o total de 1h30 de prestação de serviço.
Lucas explicou que tudo isso também já funciona como prestação de contas, uma vez que depois irá para o Governo Federal, para que seja declarado para onde foi o dinheiro que veio da Lei Aldir Blanc para Vargem Grande do Sul em novembro.
“Tudo de forma muito transparente e correta, para que não haja problemas. A população tem o compromisso de participar e se envolver e também de cobrar se tá tudo dentro do proposto, se são pessoas aptas, porque caso não cumpram pode haver punições, mas tudo será postado no Portal do Estado e também no Governo Federal”, informou.
O assessor pontuou que a Cultura espera que neste Natal, principalmente para a classe artística, classe de agentes culturais, de empresas e eventos, possa ser um pouquinho melhor com o repasse da Lei Aldir Blanc.
Ele observou que todos sabem que isso não irá sanar todos os problemas, mas é uma ajuda. “E esperamos que, a partir disso, nos próximos anos haja uma melhor valorização em âmbito nacional dos artistas, porque precisamos cuidar mais dos artistas, que nesse período da pandemia fizeram a diferença em lives, livros, séries, que ajudou muito a população. Temos o intuito de valorizar, enaltecer e trabalhar para que eles não desistam desse trabalho que na pandemia foi tão prejudicado”, completou.
Conforme Lucas, também haverá outras ações que deverão ser realizadas pelas empresas culturais e apresentadas na página também. “Por isso é fundamental a participação da população no apoio e envolvimento. Acreditamos que o incentivo à cultura local será um divisor neste período delicado”, disse.
Essas outras contrapartidas estão previstas para acontecer após o período pandêmico, marcado até 31 de dezembro. Após isso, não havendo prorrogação do período pandêmico, os artistas têm três meses para estar executando os projetos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui