Artista fez outras pinturas na igreja do bairro Perobá

A Árvore da Vida também foi retratada atrás da figura do Bom Pastor. Além disso, as laterais receberam as cenas da “expulsão de Adão e Eva do paraíso” e da “Ressurreição de Cristo”, segundo Cristtiano, o pecado original e o sacrifício do cordeiro. “As doze ovelhas representam os doze apóstolos. Acima, completando a obra, vemos a representação do Espírito Santo em forma de pomba e da ‘mão de Deus’, do hebreu IAD que significa mão e poder”, finalizou.
Padre Paulo também comentou a pintura do Bom Pastor, dizendo que a obra de Cristtiano traz o ícone da Trindade. “Lá aparece a mão, que é o Pai e a ele atribuída a criação. Aparece também o Espírito, simbolizado pela pomba e o Filho, abaixo, é o verbo que se fez carne. Veja que interessante, no antigo testamento, diante da falência dos pastores, assim eram chamados os que tinham a missão de apascentar as ovelhas, como os líderes políticos, as autoridades da cidade, os reis e também os profetas, eram chamados de pastores. Como eles haviam abandonado o rebanho e este se perdera, foi muito sofrimento para o povo de Deus. Então, pela boca do profeta, Deus havia prometido que Ele viria apascentar o Seu povo. Deus cumpre com sua promessa nos enviando Seu filho”, explicou. Padre Paulo também comentou sobre a ovelha, representada pela humanidade. “Nos ombros do Bom Pastor, está a ovelha magra, com as pernas torcidas, mas com expressão de alívio por ter sido resgatada. Essa ovelha representa a humanidade, a quem Deus compadeceu e enviou Seu filho para salvar e não condenar. Na imagem todas as ovelhas que estão no chão, estão gordas, saudáveis e estão voltadas para o Bom Pastor, pois Jesus diz, ‘minhas ovelhas escutam a minha voz. Quem vem a mim será saciado’”, salientou. Outro ponto destacado pelo pároco é com relação ao olhar do Bom Pastor. “Muitos são os aspectos, mas o olhar do Bom Pastor contempla toda a assembleia. Em todos os cantos que você estiver, ele olha com ternura. Foi enviado para salvar. É um olhar que manifesta misericórdia”, finalizou.

Comunidade São Sebastião
A imagem da Figura do Bom Pastor chega em um momento importante para a comunidade São Sebastião. A região recebe inúmeros peregrinos que passam pela igreja durante o Caminho da Fé, em direção à Basílica de Aparecida. “Eu vejo a imagem como um presente de Deus. Ela nos remete à zona rural, pois se lembramos de pastor, lembramos de zona rural. Então, isso é muito significativo para nós. Além da figura do Bom Pastor, foi feita toda uma catequese. Por isso, é muito importante as pessoas conhecerem, ela nos mostra realmente a presença de Deus”, orientou Márcio Carvalho, coordenador da Comunidade São Sebastião.
Esta pintura se torna o último trabalho do padre Paulo na comunidade, já que ele irá continuar os trabalhos pastorais em Mogi Guaçu e, padre Denis, transferido para Mococa. Coincidentemente ou não, a Figura do Bom Pastor deixa, além da representação católica, uma mensagem muito especial aos fiéis da paróquia Sant’Ana. “Deus presenteia a gente. Tem tudo a ver com o trabalho pastoral do padre Paulo com a nossa comunidade. O Bom Pastor que dá a vida por suas ovelhas, se trata de todo o trabalho que ele fez por nós nestes 19 anos que permaneceu com a gente, foi exatamente isso. Como Deus presenteou a gente com essa obra no final da sua permanência em nossa paróquia”, disse Márcio, que agradeceu Cristtiano pela obra realizada e aos padres, Paulo e Denis, que deixam Vargem já nos próximos dias. “Ao padre Denis que também nos deixa, que permaneceu conosco e nos ajudou muito a crescer na fé. Ao padre Paulo, por nos ter dado a oportunidade de construirmos a capela de São Sebastião, e nos ter presenteado com essa imagem”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui