Em São João, prefeita fala em colapso no sistema de saúde

Diretor de Saúde de São João, Fernando Delatti, fala à imprensa em entrevista coletiva virtual. Foto: O Municipio

Sem leitos e com casos de Covid-19 subindo de maneira crítica, São João da Boa Vista decretou medidas mais restritivas que as impostas pelo governador João Doria. Mas as ações a serem adotadas na cidade ainda sofreram adaptações até a conclusão desta reportagem. Na terça-feira, dia 23, a prefeita Teresinha Pedrosa (Democratas) e diretores da prefeitura, em entrevista coletiva virtual com jornalistas de São João e da região, falaram sobre a restrição de circulação na cidade, das 20h às 5h. Quem for autuado em circulação sem justificativa pode ser multado de R$ 120,00 e R$ 5 mil.
A situação em São João continuou a se agravar e em entrevista à TV União no dia 25, Fernando Carlos Delatti, diretor da Saúde, comentou que na Santa Casa Dona Carolina Malheiros, já não havia mais leitos em enfermaria para atender os pacientes com Covid-19 na cidade.
A unidade que tinha 10 leitos nesta ala aumentou a capacidade para 12 há algum tempo e nesta semana subiu para 20. Porém, sem dar conta da demanda vai aumentar mais nove. Já na UTI, que tem capacidade para 10 leitos, contava, no dia 25, com 12 pacientes intubados.
Na quarta-feira, seis pessoas morreram de Covid-19 em São João e na quinta-feira, dia 24, outras quatro pessoas foram a óbito pela doença. A prefeita Teresinha também disse que o momento é crítico e a cidade vive um colapso no sistema de Saúde. “Estamos correndo o risco das pessoas chegarem na porta da Santa Casa e morrerem sem atendimento”, falou a prefeitura também em entrevista à TV União.
Delatti, na entrevista à TV União, também não descartou a circulação da nova cepa do vírus, com base em indicativos clínicos, como o aumento da transmissibilidade, aumento do tempo de internação em enfermaria e na UTI e se suspeita, pelas análises que esses agravamentos se devam justamente à variante do novo coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui