Vereador questiona atendimento da Casa da Agricultura

O vereador Gláucio Santa Maria (DEM) enviou ao Chefe do Executivo um requerimento solicitando informações a respeito da Casa da Agricultura de Vargem Grande do Sul, no dia 26.
Isso porque em setembro de 2019, a Casa da Agricultura passou a atender aos produtores da cidade em sistema de plantão. Contudo, a vontade dos agricultores desde esta época, é que o local volte a atender diariamente, como fez por mais de 50 anos na cidade.
No documento, Gláucio questionou se há possibilidade de manter todos os dias da semana, um responsável-técnico no local para atender as demandas dos produtores rurais de Vargem, uma vez que sempre que precisam, eles têm que ir para Casa Branca ou São João da Boa Vista.
Ele ainda pediu que o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) verificasse junto aos órgãos competentes a possibilidade da Casa da Agricultura ser instalada junto ao prédio do Poupa Tempo, à esquina da Rua Cel. Lúcio com a Rua Silva Jardim, em frente ao Cartório de Registro Civil.
À Gazeta de Vargem Grande, o vereador explicou que fez esse pedido por ter sido procurado por vários pequenos e médios agricultores que tem dificuldade em ir em outras cidades quando precisam de atendimento. “Em nossa cidade tem uma pessoa que vem de outro município e faz o atendimento uma vez na semana e, muitas das vezes, os agricultores não podem ir no respectivo dia”, relatou.
De acordo com um aviso na porta da Casa da Agricultura, o atendimento está sendo feito temporariamente em plantão às quartas-feiras. Contudo, alguns vizinhos informaram que o local não está ficando mais de plantão em nenhum dia da semana. Além disso, anúncios avisando que o local está fechado também estão colados na porta de vidro, bem como um aviso que pede para que a pessoa que queira um atendimento, procure o Escritório de Defesa Agropecuária (EDA) de São João da Boa Vista.
O jornal contatou a prefeitura para saber como estão as tentativas para que a Casa da Agricultura de Vargem volte a atender diariamente os produtores da cidade. Segundo o informado, desde quando ocorreu o fechamento da Casa da Agricultura no município, a prefeitura entrou em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado para tratar do referido assunto.

Prefeitura tem cobrado Estado
“Estivemos em 2020 em uma reunião na Secretaria de Agricultura, bem como mantivemos contato posteriormente, via ofício, manifestando o interesse da municipalidade em assumir a Casa da Agricultura”, explicou.
A prefeitura pontuou que está aguardando um posicionamento da Secretaria para dar continuidade a essa intenção. “Inclusive já realizamos concurso público para engenheiro agrônomo, com objetivo de dar assistência aos agricultores do município, sendo que recentemente encaminhamos mais um ofício cobrando urgência da Secretaria de Agricultura”, disse.
O jornal contatou também a Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável CDRS Regional de São João da Boa Vista para saber como está o atendimento aos agricultores em Vargem e se o serviço continua sendo em sistema de plantão, às quartas-feiras, das 9h às 15h30. No entanto, até o fechamento da edição, não obteve retorno.

Avisos estão colados na porta de vidro do local, que aparenta estar abandonado. Fotos: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui