Evite sair de casa: cidadão pode acessar serviços municipais on-line

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No Sistema Cidadão, o munícipe pode emitir diversos documentos

Nos decretos publicados pela Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul sobre as medidas de restrição de circulação como medida de prevenção á Covid-19, sempre há a recomendação por parte do Executivo para que os cidadãos busquem utilizar as ferramentas on-line disponibilizadas nas páginas da prefeitura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE), como por exemplo, para retirar a segunda via do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), ou solicitar serviços, como substituição de pontos de iluminação.
À Gazeta de Vargem Grande, a prefeitura pontuou que oferece à população alguns atendimentos on-line através do site, sistemas, WhatsApp, App Store, e-mails e telefone. “O objetivo é facilitar a vida das pessoas, que podem resolver algumas situações sem precisar sair de casa, além de evitar a circulação nesse momento de pandemia”, informou.
Por meio do Sistema Cidadão, através do link e-gov.betha.com.br/cidadaoweb3/03015-043/main.faces, é oferecido a possibilidade de se obter a Certidão Negativa de Imóvel, Guias Diversas, Guias de IPTU, Guias de ISS e Guias de Alvará.

WhatsApp
No WhatsApp, pelo número (19) 97153-2133 é possível tratar sobre iluminação pública. O morador deve informar a rua, o número e o bairro onde se encontra o problema de iluminação e lâmpada queimada, solicitando a substituição.
Para falar com o Procon e com o posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), o munícipe pode entrar em contato pelo WhatsApp (19) 99137-2115, das 13h às 16h30, para falar de dúvidas, agendamentos e instruções para a emissão da Carteira de Trabalho.
A população pode esclarecer dúvidas e pedir informações sobre o Polo da Univesp por meio do WhatsApp (19) 99609-0284.
É possível contatar o posto do Sebrae de Vargem para atendimentos, agendamentos e informações pelo WhatsApp (19) 99367-6278, localizado na Associação Comercial e Industrial de Vargem.
Por meio do WhatsApp (19) 99969-0416, a população pode fazer solicitações, esclarecer dúvidas e saber informações sobre o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da Prefeitura.

Aplicativo
Com o aplicativo E-ouve, que pode ser baixado através da AppleStore ou pelo PlayStore direto no celular, a população pode registrar dúvidas, reclamações, solicitações e sugestões sobre a cidade.

Acompanhamento
O Departamento de Obras conta com um sistema de consultas para acompanhamento de protocolos. O proprietários de imóveis que ingressaram com projeto de aprovação ou regularização, podem acompanhar junto ao responsável técnico, sendo um engenheiro ou arquiteto, a tramitação do processo através do protocolo gerado na prefeitura, acessando o site e-gov.betha.com.br e clicando na opção protocolo fly.
Conforme informou a prefeitura, os e-mails dos departamentos estão disponíveis à população através do site da prefeitura, através do link www.vgsul.sp.gov.br, onde o munícipe deve entrar no campo departamentos e escolher o desejado. Assim, ele tem acesso ao e-mail e ao telefone.

Opinião de quem usa os serviços
A Gazeta de Vargem Grande procurou José Lucas Bueno, da Nova Contábil VGS, para saber sua opinião sobre o assunto. O Auxiliar Contábil e Financeiro pontuou que a prefeitura deveria simplificar as emissões de 2ª via da conta de água online. “Assim, não formaria a fila que as vezes fica no Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAE) para quem tem que tirar segunda via corrigida de valores”, disse.
Ele também comentou que, para quando a leitura da água não é realizada, deveria haver uma maneira de enviar a foto do registro para a emissão da fatura. “Pois às vezes a pessoa tem compromisso ou algum imprevisto, aí tem que tirar e levar até o SAE. Deveria existir uma maneira de enviar por foto de celular ou algo mais simplificado para a pessoa que tem dificuldade de ir até o SAE”, falou.
“No meu ponto de ver, acho que Vargem deveria contratar um sistema aonde simplifica todos os tipos de serviços referente a água e IPTU para que os vargengrandenses tenham mais facilidade em resolver suas pendências que não ocupariam tanto tempo do seu dia”, completou.

Na prática
A reportagem da Gazeta tentou usar o sistema para obter uma segunda via do IPTU e achou o procedimento um tanto complicado, especialmente se for levado em conta que muita gente não tem facilidade com meios eletrônicos. Em cidades da região, a segunda via da conta de água pode ser emitida via internet. Porém, em Vargem, a solicitação deve ser feita por meio do e-mail do Sae, o que a reportagem considera como um atraso. Essa situação também foi pontuada por José Lucas, da Nova Contábil VGS.

José Lucas, da Nova Contábil VGS, deu sua opinião sobre os serviços prestados. Foto: Arquivo Pessoal

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