Análise SWOT

Rafael Bueno Queiroz

Ao se tratar de gestão empresarial, uma ferramenta muito útil é a análise SWOT, uma sigla em inglês com as iniciais de força (strenght), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats). Ela é muito utilizada para se auxiliar na tomada de decisões e avaliação de novos negócios.
Essa ferramenta consiste em identificar os itens de acordo com cada componente da sua sigla.
Ao se avaliar a força, deve-se identificar o que “eu”, ou o negócio tem de diferencial, os pontos fortes, exemplos: sou capacitado, tenho um processo de produção mais eficiente, etc. É importante levar em conta que uma força só deve ser considerada se for um diferencial, caso não seja um diferencial, não é uma força e sim uma necessidade do negócio. Se todos os concorrentes oferecem um produto de qualidade, o seu processo de processo de produção com qualidade não é um diferencial e sim uma necessidade.
A fraqueza diz respeito a processos internos que podem ser melhorados ou práticas ruins que devem ser evitadas. Nesse ponto é importante ser sincero e assumir as falhas.
Considerando as oportunidades, devemos avaliar o mercado, o que podemos melhorar no geral e não no individual. Podemos pensar em algo como expansão de mercado, atingir novo segmento, utilizar uma tecnologia inovadora, etc.
Já com relação às ameaças, são avaliados quais os fatores externos que podem atrapalhar ou prejudicar o andamento da empresa como por exemplo falta de matéria-prima ou mão de obra pouco qualificada. É muito importante se identificar as ameaças para que o gestor possa se prevenir e pensar em planos alternativos, caso esses problemas venham a ocorrer.
Podemos perceber que as forças e fraquezas se tratam do ambiente interno, isto é, temos o controle. Por outro lado, as oportunidades e ameaças dizem respeito ao ambiente externo, ou seja, não podemos controlar.
Essa ferramenta é muito útil para ilustrar o momento da empresa e ajudar a determinar quais rumos a empresa deve tomar.

Rafael Bueno Queiroz é mestre em engenharia mecânica pela Unesp com MBA em Gestão Empresarial pela FGV

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui