Programação de aniversário de Vargem terá exposição de fotos e exibição de filme

Praça Capitão João Pinto Fontão na década de 1920

Vargem Grande do Sul irá celebrar os 147 anos de sua fundação no próximo domingo, dia 26 de setembro. Para festejar a data, ainda seguindo as medidas de prevenção à Covid-19, o Departamento Municipal de Cultura e Turismo programou eventos especiais para o final de semana do aniversário.
Conforme o divulgado pelo Departamento de Cultura e Turismo, no sábado, dia 25 de setembro será realizada na Praça Capitão João Pinto Fontão a primeira exposição de fotos ao ar livre na cidade, com o tema “A Praça é do Povo”, contando através de fotos, eventos sobre a Praça central de Vargem. Haverá também registros da rua do Comércio, resgatando importantes momentos desta via que marcou o desenvolvimento da cidade, além de imagens das antigas construções da Igreja Matriz de Sant’Ana.
A exposição tem como objetivo apresentar uma bucólica Vargem Grande de outrora, com contornos diferentes de hoje, mas nunca perdendo o diferencial de ser um lugar de convívio e sendo a concentração de grandes eventos e atos importantes da história do município. A exposição seguirá até o final do mês.

Hino de Vargem

Gregório Pasquini e Tupã Brasil são os autores do hino de Vargem


Ainda no dia 25, será lançada a regravação do Hino da Cidade, com a participação de alguns cantores da Cultura, em uma homenagem aos compositores e intérpretes da primeira versão de 1974, quando foi celebrado o centenário de Vargem.
O hino foi composto por Sebastião de Abreu Ribeiro, o conhecido Tupã Brasil, e pelo professor Gregório Pasquini. A obra teve ainda colaboração de Arquimedes Pistorezzi e Vanderlei Ribeiro.

O Cangaceiro

Gravações do file O Cangaceiro, em Vargem

A programação festiva dos 147 anos de Vargem Grande do Sul segue no dia 26 de setembro. A Casa da Cultura vai abrir suas portas para a volta do Cinema na Cultura.
O filme que irá retomar a programação será “O Cangaceiro”, de 1953, gravado em Vargem Grande do Sul, com a participação de grandes nomes da dramaturgia nacional como Alberto Rushel, Marisa Prado, Milton Ribeiro, Vanja Orico, Adoniran Barbosa e grande elenco.
O filme conta a história da invasão do bando do cangaceiro em uma vila, sequestrando a professora e assim surge uma proibida história de amor, em meio a duelos e uma trilha sonora premiada, que contou com o tema “Mulher Rendeira”.
O filme será exibido na Casa da Cultura seguindo os protocolos de segurança. Será obrigatório o uso de máscaras e respeitando o distanciamento entre os lugares, além disto, a Casa da Cultura disponibilizou apenas 20 ingressos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui