Ferramentas e oportunidades

Desde a redemocratização do Brasil, com o fim da Ditadura Militar na década de 1980, muito tem se buscado a participação da população nos processos de decisão em todo o país. Foram criados uma série de dispositivos legais que garantem que a opinião do povo será levada em consideração nas políticas públicas. No entanto, o que se vê em Vargem Grande do Sul é que poucas pessoas de fato estão usando essas ferramentas.
As sessões de Câmara sempre foram abertas ao público. Mesmo antes da pandemia da Covid-19, que impôs o distanciamento social a todos, poucos moradores compareciam para acompanhar os debates dos vereadores. As Audiências Públicas, realizadas com frequência, também sempre foram pouco prestigiadas.
A correria do dia a dia, a aversão que muitos têm pela política, o desinteresse que o sentimento de que nada vai mudar provoca nas pessoas levam a esse afastamento.
Nesse sentido, se o cidadão não se mobiliza, o próprio poder público pode desempenhar esse papel de fomentar a adesão das pessoas a essas reuniões, encontros e audiências. Para isso, é preciso investir em educação, e conscientização e sensibilizar o morador de que a sua participação é fundamental, colocando em debate e buscando colocar em prática as sugestões que partem do povo.
Com a Internet, é notório um avanço tanto do Executivo, quanto do Legislativo nesse sentido. As redes sociais aproximaram o poder político da população, que em suas casas, nos seus celulares, assistem os vídeos publicados pela prefeitura, compartilham as postagens sobre campanhas, oportunidades, prestação de serviços.
A Câmara também fez um avanço muito grande com a transmissão on-line das sessões, que deixam os internautas a par dos debates e projetos que causam impacto direto em suas vidas.
Porém, é preciso aumentar o canal de comunicação, para deixar de ser uma via de mão única e passar a oferecer uma real interação. Já que não há presença de público nas audiências, poderia ser estudado a criação de um canal via whatsapp para que os moradores pudessem, naquele momento, enviar suas sugestões, para serem lidas e debatidas.
A Gazeta de Vargem Grande que sempre defendeu essa participação popular, mais uma vez busca conscientizar os moradores de que são momentos como esse que o cidadão pode fazer a diferença no bairro onde vive. A próxima oportunidade será no dia 19 de outubro, às 19h, na primeira audiência pública para debater o orçamento de 2022. Uma hora, as pessoas irão perceber que se elas não exercerem esse poder, alguém irá fazer isso por elas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui