Divinolândia realizou campanha de prevenção do diabetes

Exames foram realizados na sexta-feira, dia 12. Foto: Imagem Ilustrativa

Neste domingo, dia 14, é o Dia Mundial do Diabetes e o Departamento Municipal de Saúde de Divinolândia realizou na sexta-feira, dia 12, uma ação de prevenção, realizando exames para detecção da doença na praça, próximo à feirinha.
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica provocada pela falta de insulina ou da incapacidade do organismo de utilizá-la adequadamente. A insulina, hormônio produzido pelo pâncreas, controla a quantidade de glicose no sangue ou, em outras palavras, os níveis de açúcar.
A glicose é obtida por meio dos alimentos que ingerimos diariamente. Eles são a nossa principal fonte de energia. O corpo precisa da insulina para conseguir metabolizar a glicose adquirida nesse processo.
Quando uma pessoa tem diabetes, ela não consegue utilizar a glicose adequadamente, provocando um déficit na metabolização desse carboidrato. Esses casos são caracterizados por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente, condição que pode provocar danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.
Qualquer pessoa pode ter diabetes, mas é importante analisar alguns fatores de riscos para o desenvolvimento da doença, como: a presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos.
Além disso, alguns sintomas podem indicar a presença da doença. São eles: fome frequente, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso, dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes. É importante lembrar que, para cada tipo do diabetes, os sintomas podem variar. Portanto, nada substitui uma avaliação médica.
Depois de diagnosticada, o tratamento do diabetes pode ser feito tanto com insulina quanto com a medicação oral.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui