Biblioteca será revitalizada e equipamentos modernizados

Intervenção visa tornar o espaço mais atrativo e incentivar a leitura. Foto: Prefeitura

A Biblioteca Victor Lima Barreto, um dos principais cartões postais de Vargem Grande do Sul passa por revitalização e modernização de equipamentos, com o objetivo de incentivar o hábito da leitura junto à população.
A reforma, que tem Lucas Buzato como coordenador da revitalização, teve início em novembro do ano passado, quando foram realizadas principalmente algumas manutenções que eram fundamentais por se tratar já de um prédio com mais de duas décadas e que requer manutenção.
A diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared, pontuou que entre as melhorias previstas haverá a reforma do auditório com pintura, troca do carpete, bebedouro, televisão e ventiladores.
Já na sala de estudos, além de manutenção nas paredes, conforme informou, será disponibilizado um dos móveis do fotógrafo Nilo, que compõe o espaço com um objeto tão importante para a história da fotografia em Vargem.
De acordo com Márcia, também está sendo instalada uma TV na recepção que terá informativos, dicas de livros e trailer de filmes, além de promover a acessibilidade de pessoas surdas. “Também passa por importante melhoria a biblioteca infantil que ganha elementos lúdicos para melhor atender a criançada. Ventiladores entre as prateleiras de livros e a fachada deve mudar um pouco o paisagismo”, comentou.

Atividades
Entre as ações desenvolvidas na biblioteca, a diretora informou que já em março deverão ser retomadas a hora do conto, a exibição de filmes infantis e programação específica para datas do calendário cultural, como o Dia da Mulher, Semana da Biblioteca, Semana da Criança, Estão previstas também exposições temporárias de artistas da cidade que vão compor o ambiente.
Haverá, ainda, a reabertura da sala permanente de exposição O Cangaceiro. “Que deve atrair o público para conhecer a importante história deste marco cinematográfico totalmente gravado em Vargem Grande do Sul”, disse.
Márcia pontuou que também volta a funcionar a sala de informática com monitor para que a população tenha acesso a informação, pesquisa, elaboração de currículos, entre outras ferramentas.
A diretora detalhou o objetivo das reformas. “Tudo isso tem como meta reaproximar os leitores da cidade que devido à pandemia perderam o hábito de visitar e usufruir do espaço e suas ações. Por isso, a partir de março, a Biblioteca ficará imensamente feliz com a visita de todos para utilizar do espaço, e poder assim embarcar no mundo da leitura e conhecimento”, afirmou.
De acordo com a diretora, estas melhorias tiveram o investimento e apoio da prefeitura através do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), que acompanhou todo o projeto.

Obras começaram em novembro do ano passado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui