Fundada em 26 de setembro de 1874, Vargem Grande do Sul conquistou sua “independência” apenas 48 anos depois, em 24 de fevereiro de 1922. Curiosamente, ano em que o Brasil comemorava o centenário de sua independência, proclamada em 7 de setembro de 1722.
Quando Vargem se desvinculou de São João da Boa Vista, o Brasil vivia um período de turbulência política, pois a República havia sido proclamada poucos anos antes, em 1889. Fundada ainda no Império de D. Pedro II, Vargem Grande do Sul foi criada a partir da partilha de uma grande fazenda.
Como boa parte do interior paulista, prosperou com o café, ganhou muitos moradores com os imigrantes europeus, se urbanizou depois da Segunda Guerra Mundial e ao longo das últimas décadas vem crescendo e se desenvolvendo superando os desafios que vão se somando no decorrer dessa história, muito pela presença de moradores que em muitas situações tomaram a frente o curso do município.
Um marco tão importante quando a emancipação política foi possível pelas mãos desses moradores. Políticos, empresários, comerciantes, professores que tinham todos em comum, um amor pela vila, pelo povoado que foi se tornando o município de Vargem Grande do Sul.
Atualmente, a cidade conta com dezenas de novos bairros, novas famílias, que vão ver nascer novos líderes. Essa renovação é fundamental para que a cidade siga superando os desafios da história. Assim, é preciso seguir investindo na educação, na formação de quem escolhe Vargem como lar. Incentivar a participação de mais moradores na vida pública, no desenvolvimento de novas lideranças que sejam comprometidas com o progresso da cidade.
Há ainda muito a ser conquistado e muito a evoluir. Mas que o exemplo dos homens e mulheres de 1922 sigam norteando o futuro do município.