Vargem homenageia descendentes dos que lutaram pela emancipação do município

Três datas são consideradas relevantes para a história da formação do município de Vargem Grande do Sul. A primeira delas, a data do dia 26 de setembro, em cujo ano de 1874, deu-se a divisão das terras da fazenda Várzea Grande, desdobramento da Sesmaria do sargento mor Garcia Leal, com destaque para a participação do coronel Mariano Parreira, um dos principais autores da criação do município. Neste dia, comemora-se o nascimento de Vargem Grande do Sul.
Outra data importante, cujo centenário foi comemorado no final do ano passado, trata-se do dia 1º de dezembro de 1921, quando o então governador de São Paulo, Washington Luís, sancionou a Lei nº 1804, que criou o município de Vargem Grande do Sul. Destaque para a participação do deputado estadual Theophilo Ribeiro de Andrade, de São João da Boa Vista junto ao Congresso Estadual, para que a lei fosse aprovada.
No dia 24 de fevereiro de 1922, Vargem Grande do Sul comemora sua emancipação política de fato, com a instalação e posse da primeira Câmara Municipal, que elegeu seu presidente Joaquim Octavio de Andrade, o Quinzinho Otávio, com Francisco Thomaz de Andrade na vice-presidência. Também nesta data foi eleito pelos seus pares como primeiro prefeito do município recém criado, o Capitão Belarmino Rodrigues Peres, político que mais se destacou para que a cidade deixasse de ser um bairro pertencente a São João da Boa Vista, para ter vida própria.
Foi para comemorar o centenário da emancipação política de Vargem, ocorrida nesta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, que o presidente da Câmara Municipal, Paulo César da Costa (PSB) e a comissão de vereadores composta por Canarinho (PSDB), Célio Santa Maria (PSB) e Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto (Republicanos), juntamente com o departamento de Cultura e Turismo da prefeitura municipal, através de sua diretora Márcia Iared, juntaram esforços para realizar a solenidade que aconteceu à noite nos salões da Sociedade Beneficente Brasileira-SBB.
Em tempos de pandemia da Covid-19, todos os cuidados foram tomados, seguindo os protocolos determinados pela Saúde e, com a presença de familiares dos principais políticos responsáveis pela emancipação do município, autoridades locais e demais convidados, deu-se uma singela homenagem aos homens públicos que com muito trabalho, luta, dedicação e amor a Vargem Grande do Sul, conseguiram há 100 anos atrás, emancipar o município que até então, pertencia à São João da Boa Vista.
A cerimônia foi iniciada ressaltando os principais nomes que participaram desta grande luta. A história registra alguns nomes, como Cap. João Pinto Fontão, Manoel Rodrigues de Camargo Regato, Major Antônio de Oliveira Fontão, Lúcio Bernardino da Costa, Eustáquio Ferreira Lima, Joaquim Octávio de Andrade, Cap. Belarmino Rodrigues Peres, dentre outros.
A mesa principal foi composta pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), acompanhado de sua esposa Maria; presidente da Câmara Municipal Paulo César da Costa; vice-prefeito Celso Luís Ribeiro (Podemos) e sua esposa Micaela; vice-presidente da Câmara Danutta de Figueiredo Falcão Rosseto; presidente da OAB, Márcio Aliende Rodrigues; assessor especial da Câmara, advogado Valter Luís de Melo, o deputado Rafa Zimbaldi (PL), estadual e o ex-prefeito de São João da Boa Vista, Vanderlei Borges de Carvalho e o ex-deputado estadual Simão Pedro. A diretora de Cultura e Turismo, Márcia Iared, foi uma das condutoras da solenidade.
Também estavam presentes os vereadores Carlos Eduardo Scacabarozi, Antônio Sérgio da Silva (PSDB), Célio Santa Maria (PSB), Fernando Donizete Ribeiro (Republicanos), Gláucio Santa Maria Gusman (democratas), Guilherme Contini Nicolau (MDB), Hélio Magalhães Pereira (Democratas) e Maicon do Carmo Canato (Republicanos).
O Hino Nacional Brasileiro foi interpretado por Alessandra Araújo e, logo em seguida, foi cantado o Hino de Vargem. Foi salientado por dona Márcia Iared, os autores do Hino de Vargem, Sebastião de Abreu Ribeiro, o conhecido cantor Tupã e o professor Gregório Pasquini.
O prefeito Amarildo Duzi Moraes abriu a solenidade, agradecendo a presença de todos e falou da importância de relembrar o passado para compreender melhor o presente. Se referindo aos políticos da época, disse que eles tomaram decisões importantíssimas para o município, mesmo que essas decisões, o povo não tivesse entendido no primeiro momento. “É igual pai e mãe. É preciso dizer não para o filho e o filho só irá entender no futuro. Não perca tempo com coisas pequenas. É preciso ganhar tempo e para isso é necessário se concentrar naquilo que é importante para o município a exemplo do que foi feito há cem anos atrás. É preciso garantir o futuro dos nossos filhos e netos”, afirmou o prefeito.
A diretora de Cultura e Turismo ao fazer uso da palavra, contou um pouco da história e dos acontecimentos que culminaram com a emancipação do município, cujo centenário estava sendo comemorado. “Um trajeto de lutas e vitórias após o surgimento das primeiras casas, no primeiro bairro chamado “Bairro da Porteira”. Destacou ainda os principais nomes de Vargem na época, pessoas ilustres que contribuíram de forma significativa e incansável para que a emancipação política do município acontecesse.
O presidente da Câmara, Paulo César da Costa, falou da importância de lembrar a data, dos políticos notáveis que não mediram esforços para tornar Vargem o que ela é hoje e a importância de honrar o legado que se recebe destes antepassados. Falou da instalação da primeira Câmara Municipal da cidade e do seu primeiro presidente, Joaquim Octávio de Andrade, mais conhecido como Quinzinho Otávio. Também foi mencionado o primeiro prefeito, Cap. Belarmino Rodrigues Peres e a missa em comemoração à Emancipação, celebrada pelo padre Donizetti Tavares de Lima.
O evento contou ainda com o discurso do vice-prefeito Celso Ribeiro. Celso falou sobre as pessoas que foram tão importantes para a história da cidade, mostrando gratidão a todos que contribuíram para que Vargem fosse emancipada e com aqueles que ainda lutam pelo seu progresso nos dias atuais. Também discursaram o ex-deputado Simão Pedro, o ex-prefeito de São João, Vanderlei, o presidente da OAB, Márcio Aliende Rodrigues e o deputado Rafa Zimbaldi, que destacou a importância das mulheres na política, homenageando a vereadora Danutta, única mulher presente na Câmara Municipal.
Houve duas emocionantes apresentações, em homenagem aos descendentes de portugueses e espanhóis que tanto fizeram por Vargem como Quinzinho Otávio e João Pinto Fontão (descendentes de portugueses) e Belarmino Rodrigues Peres (descendente de espanhóis). As famílias dos homenageados ali presentes, receberam placas em homenagem aos seus antepassados. As réplicas destas placas serão fixadas na Câmara Municipal e na Praça da Matriz.

1 COMENTÁRIO

  1. Sou bisneto do Coronel Francisco Mariano Parreira , resido em São João da boa vista !! E pq nesse evento não tinha nenhum descente do Mariano Parreira ?!?! Ele não foi tão importante “Assim” pra Vargem Grande ?! Se puderem entrar em contato comigo ficaria agradecido !! Minha mãe provavelmente é a ultima neta viva do Coronel Mariano Parreira!! Se puderem fazer uma homenagem a ele gostaríamos de estar presentes ok ! Obg pela atenção !!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui