Homenagem ao cavaleiro João Maurício Ribeiro de Andrade

João Maurício foi presidente da Comissão e faleceu em 2021

Por um lapso, a Comissão Organizadora da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana não mencionou o nome do ex-presidente da Comissão, João Maurício Ribeiro de Andrade, falecido aos 73 anos, no dia 14 de abril do ano passado e merecedor de toda homenagem que tradicionalmente é feita no transcorrer da mesma, aos cavaleiros que já se foram e tiveram grande importância na história da Romaria.
Se a Romaria tem o apogeu que hoje desfruta, deve-se sem dúvida ao trabalho incansável de João Maurício, que juntamente com outros abnegados, foi um dos grandes impulsionadores da festa, participando por cerca de 26 anos da Comissão Organizadora, inclusive presidindo-a durante vários anos.
Além de participar ativamente da organização, João Maurício desfilava junto dos cavaleiros, montando o cavalo Negrão, da raça Mangalarga, que era uma atração à parte. A inclusão do rodeio logo após a realização da Romaria, foi um dos atrativos que João Maurício, juntamente com Celso Ribeiro na época presidente da Comissão Organizadora introduziram no evento.
Também os carros de boi passaram a fazer parte do cortejo da romaria, depois que assistiram numa novela da Rede Globo, a apresentação dos mesmos, segundo mencionou em reportagem do jornal Gazeta de Vargem Grande que o entrevistou na ocasião. Na entrevista, disse que partiu dele a ideia de se realizar uma missa relacionada à Romaria nos dias que antecedem a festa. João Maurício falou também que muitos dos planos que tiveram ao longo dos anos, são executados até hoje, como as comitivas das comunidades rurais, as charretes e carroças seguirem na frente dos cavalos, entre outros.
Por ocasião do seu falecimento, a Comissão Organizadora prestou uma homenagem a João Maurício, falando da perda irreparável e também da admiração pelo pioneirismo de seu trabalho, seu amor à Romaria e as conquistas com as quais tanto contribuiu para o engrandecimento nos mais de 20 anos participando da Comissão Organizadora, à mais religiosa das festas de Vargem Grande do Sul.
Ao jornal, a família de João Maurício disse que gostaria muito de que a homenagem tivesse acontecido, por tudo que ele fez e representou à Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana, a qual nutria enorme paixão e tinha nos seus planos retornar a colaborar com a sua organização.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui