Defesa Civil Nacional alerta para frio intenso no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do País

Áreas que serão afetadas Fonte: Inmet

A Defesa Civil Nacional alerta para uma nova frente fria, especialmente no Sul do País, desta quarta-feira, dia 17, até o próximo sábado, dia 20. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a chegada de uma frente fria vai derrubar as temperaturas na região. A onda de frio perderá força a partir de domingo, dia 21. Em Vargem Grande do Sul, temperatura começa a cair na sexta-feira, dia 19.
Nesta quarta-feira, há previsão de chuvas intensas, ventos fortes e possibilidade de queda de granizo em parte da Região Sul, especialmente no oeste, e também nos estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, principalmente centro, sul e oeste. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a temperatura pode cair cerca de 10°C até o fim do dia. Em Vargem, o dia seguirá nublado, mas sem a previsão de chuva

Quinta-feira
Na quinta-feira, dia 18, a frente fria avança pelos estados do Paraná, São Paulo e Mato Grosso do Sul e chegará ao centro de Mato Grosso e ao sul dos estados de Rondônia, Goiás e Minas Gerais, ocasionando chuvas intensas e rajadas de vento.
A previsão indica queda de temperatura, entre 8°C e 12°C, e baixa sensação térmica nesses estados.
Em Vargem Grande do Sul, haverá aumento de nuvens à tarde e há possibilidade de pancadas de chuva.

Sexta-feira fria em Vargem
Na madrugada de sexta-feira, dia 19, há possibilidade de neve entre as serras gaúcha e catarinense, principalmente no planalto sul catarinense e nos Aparados da Serra (RS). Ao longo da sexta-feira, devem ocorrer geadas em boa parte do Rio Grande do Sul, no sul de Mato Grosso do Sul e no centro e oeste catarinense e paranaense.
A onda de frio deve atingir Vargem nesta sexta-feira, dia 19. A temperatura mínima está prevista para 11º e a máxima para 17º. A manhã tem possibilidade de garoa e durante a tarde, o tempo começa a abrir.

Sábado nublado, mas sem chuva
Entre sexta e sábado, dia 20, as temperaturas mínimas previstas para a cidade de Porto Alegre vão variar entre 1°C e 5°C. No sul e oeste gaúcho, entre -1°C e 1°C, e nas áreas altas da Serra Gaúcha e do planalto sul catarinense, entre -6°C e -3°C. Já no Paraná, as temperaturas mínimas previstas são entre -3°C e 0°C na serra e no planalto.
No sábado, a previsão é de geada no sul, sudoeste e em áreas isoladas do centro de Mato Grosso do Sul, na divisa de São Paulo com o Paraná e no Sul do Brasil, de intensidade moderada a forte entre o norte do Rio Grande do Sul, centro-sul do Paraná e Serra do Sudeste (RS). O frio também deverá chegar ao sul de Goiás e de Minas Gerais e ao Rio de Janeiro.
O frio segue em Vargem no sábado, com mínima de 9º e máxima de 17º, segundo o portal Climatempo. O céu terá muitas nuvens, mas não há previsão de chuva.
Domingo volta a esquentar
No domingo, a frente fria começa a perder força, mas parte do Sul do Brasil ainda continua com previsão de geadas. Em Vargem, a mínima prevista e de 11º e a máxima de 23º.

Recomendações
Diante das previsões, a Defesa Civil Nacional recomenda que as defesas civis estaduais e municipais adotem as ações de preparação cabíveis e reforcem a divulgação de informações para alertar a população, visando a adoção de medidas de autoproteção.
O Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) seguirá, durante todo o período crítico, trabalhando em escala de plantão para acompanhar as ações de enfrentamento ao frio intenso e comunicar o registro de qualquer ocorrência significativa.

Cuidados especiais
O período exige uma atenção especial com a população mais vulnerável, como enfermos, moradores de rua, idosos e crianças. É essencial manter-se bem agasalhado, beber bastante água, evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas e fazer a higiene frequente das mãos.
Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias. É preciso manter ainda mais cuidado com crianças e idosos, que são mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui