A Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul fez a entrega do título de Cidadã Vargengrandense à assistente social e professora Isa Sudária Lemos Ranzani, na sexta-feira, dia 21. A honraria foi entregue às 19h30, por indicação do vereador Celso Itaroti Cancelieri Cerva (PTB), aprovada por unanimidade pelos demais vereadores.
A entrega do Título de Cidadã Vargengrandense a Isa Ranzani, aconteceu conforme Decreto Legislativo nº 47, de 9 de setembro de 2022, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município. Além da homenageada e seu marido, o médico Dr. Antônio Carlos Ranzani, a solenidade foi prestigiada pelos familiares do casal, pelos vereadores da Câmara, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e autoridades do município.
Isa é filha de Nilo Jacintho Lemos e Clarice Faleros Lemos. Tem como irmãos Ib Lemos Bicas e Ed Lemos de Oliveira. Ela nasceu em Franca, viveu alguns anos em Barretos e em Ribeirão Preto até o seu casamento.
Tendo passado sua infância em uma fazenda, pode descobrir o prazer do contato com a natureza e sua importância para a vida. Seus laços com a arte e a poesia advém dos avós, tios e de sua mãe, uma mulher dotada de grande sensibilidade e de seu pai, um grande observador e apreciador da alma humana, conforme consta na sua biografia, que foi lida durante a solenidade.
Ela cursou a Faculdade de Serviço Social na Unaerp, em Ribeirão Preto, e concluiu o mestrado em Serviço Social na PUC-SP. Casou-se em 1970 com Antônio Carlos Ranzani vindo morar em Vargem Grande do Sul, onde o marido já exercia seu trabalho de médico cirurgião.
Quando ainda em Ribeirão Preto, ambos foram formalmente convidados por Nestor Bologna, prefeito de Vargem, Sebastião Navarro, presidente da Câmara Municipal, e um representante da provedoria da Santa Casa de Misericórdia, a virem residir na cidade, selando assim de forma honrosa esse compromisso.
O casal teve cinco filhos, todos trazidos ao mundo pelas mãos do pai: Tiago, casado com Francely Chevalier; Lucas, casado com Patrícia Helena Ferri Ranzani; Pedro, Mateus e João Paulo, casado com Vanessa Marini Ranzani, que trouxeram as netas Laís e Olivia.
Vida Profissional
Inicialmente Isa atuou como Assistente Social do Consórcio de Promoção Social de São João da Boa Vista com atendimento em cinco cidades: Vargem, Águas da Prata, Aguaí, Mococa e São João.
Nos anos 80, especializou-se em Educação dos Sentidos, com a professora Naisa de Oliveira França, em São Paulo. Posteriormente participou da criação do Colégio Nova Era, fundado por Beatriz Coutinho Bolonha, Conceição Cossi e Eliana Cossi, onde trabalhou como educadora dos sentidos por mais de 20 anos, dentro de uma proposta inovadora de ensino.
Passaram pelas suas mãos centenas de crianças e adolescentes. Sua busca sempre foi níveis mais elevados de afetividade, percepções, convivência e respeito à natureza. Nos anos 2000, Isa deu suporte aos diretores e coordenadores pedagógicos das cidades pertencentes à Diretoria Regional de Ensino de São João da Boa Vista, com o curso “Percepções e Emoções nas Relações” visando o aprimoramento socioafetivo dos educadores. Este foi um projeto da então Dirigente Regional, professora Célia Maria Ranzani Avanzi.
Ainda em 2000, Isa atuou no projeto Circuito Gestão do Estado de São Paulo, quando era Secretária Estadual da Educação, a professora Rose Neubauer, integrando-se a equipe do Polo de Porto Ferreira com a vivência “A Dança do Cotidiano”.
Nesta ocasião, participou também da capacitação de funcionários das escolas públicas e estaduais de Vargem, São José do Rio Pardo e São João da Boa Vista, tendo em vista relações mais conscientes e humanizadas nas escolas.
Atualmente, Isa trabalha no seu próprio espaço, o Ateliê de Educação de Sentidos, criado há 10 anos. Em Vargem, ela faz parte da Casa da Amizade, no Rotary Club desde 1971, tendo sido sua presidente entre 1992 e 1993.
Desta trajetória de 50 anos, Isa não esconde seu gosto e prazer em residir em Vargem, onde ao lado de seu marido, o Dr. Ranzani, criou seus filhos e aprofundou grandes laços familiares, de trabalho e de amizade.
Ela agradeceu ao vereador Paulo César da Costa, presidente da Casa e a todos os vereadores que a aprovaram, especialmente ao vereador Celso Itaroti, por tê-la indicado a este Título.