Reinaldo Ricchi Jr.
A aprendizagem contínua vai muito além dos métodos educacionais aplicados nas escolas. Ela representa a atitude interior das pessoas que se decidem pelo constante investimento em novos conhecimentos e experiências, que se transformam em novas oportunidades. É na educação fundamental que a aprendizagem contínua deve ser fortemente estimulada, principalmente por causa da dependência de smartphones. Esta já é uma realidade que está prejudicando o desenvolvimento intelectual e emocional das crianças [1].
Pesquisas mostram que a utilização descontrolada de smartphones pode trazer graves consequências: isolamento voluntário, distorção da personalidade e propensão à dependência. Muitas vezes, essas consequências podem ser minimizadas se os pais assumirem uma relação mais consciente e disciplinada com os seus próprios smartphones, pois o processo educacional das crianças é profundamente influenciado pelo comportamento dos pais [2]. Essa expansão da consciência dos pais também passa pela aprendizagem contínua.
É preciso uma completa mudança de mentalidade para compreender a importância da aprendizagem contínua, sua íntima relação com o futuro do trabalho e com a necessidade de se investir em projetos de qualificação profissional. Essa mudança de mentalidade é exigente, sempre encontra resistências inconscientes dentro da própria pessoa, mas não existe outro caminho para quem deseja progredir na vida profissional e acompanhar as inovações tecnológicas, que estão cada vez mais rápidas. Mudar a mentalidade é, na verdade, vencer as resistências interiores através de um contínuo processo de expansão da consciência, que caminha lado a lado com a aprendizagem contínua, pois quanto mais conhecimento de qualidade, mais ampla é a visão de mundo é mais expandida é a consciência.
Esse vasto cenário demonstra que o investimento contínuo em qualificação profissional é essencial para que todos consigam ter mentalidade expandida e agilidade para acompanhar tão importantes transformações, que estão exercendo impacto em todos os setores da Economia. Esse é o único caminho para ser influente e relevante no mercado de trabalho nos próximos anos.
Referências
[1] http://web.worldbank.org/archive/website00240/WEB/ASP/OVERVIEW.ASP
[2] https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0747563216306987











