Os Grandes nomes do Jazz

Duke Ellington (Edward Kennedy Ellington)

Nascimento: 29/04/1899 Washington (DC)
Morte: 24/05/1974 Nova York (NY)
Atividades: Pianista e Líder de Orquestra

Raros artistas foram tão brilhantes, carismáticos, eloquentes e elegantes como ele no século XX, no sentido de representar a dignidade e a riqueza da Cultura Afro-Americana.
Nenhum músico negro-americano produziu tanto quanto Duke Ellington, sua obra é monumental, extensa e diversificada.
Nas mais de 2.000 composições de sua autoria, ele criou música para dançar (conhecida como Swing), sofisticadas canções, concertos para os solistas de sua orquestra e trilhas sonoras para filmes e balés.
A essência cultura dessa obra, “Ellington foi um dos maiores compositores da América”.
Bem preparado e articulado como poucos, Ellington tornou-se um ícone da dignidade negra tornando-se uma celebridade.
Como band leader, dirigiu por cinco décadas uma Big Band, com um som personalíssimo e repertório próprio. Como o próprio Ellington dizia, seu verdadeiro instrumento era a orquestra.
Maneiras refinadas, teve uma educação primorosa, sua mãe tratava o filho único como um ser muito especial, teve sua educação onde aprendeu a utilizar os talheres adequados em uma mesa de jantar.
Sempre bem vestido nos padrões de moda com roupas e sapatos impecáveis, Edward ainda era adolescente quando recebeu o apelido de Duke (Duque)
Ao perceber que os agentes sempre ficavam com a grande parte dos cachês, Ellington decidiu acumular a função de empresário.
Temas que compôs para a orquestra como: “Sophisticated Lady”, “Prelude to a Kiss”, “Mood Indigo”, “Caravan” e “Perdido”; se tornaram clássicos do repertório jazzístico.
Salve! Duke Ellington!

Raul Rodrigues Baía Filho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui