Golpe do Pix foi aplicado em Vargem

Moradora alerta para o golpe. Foto: Reportagem

Uma moradora de Vargem Grande do Sul usou as redes sociais para alertar sobre um novo golpe que vem sendo aplicado na cidade: o golpe do Pix, onde a vítima é convencida a transferir dinheiro para uma conta bancária controlada por criminosos.
Na edição impressa do último sábado, dia 1º, a Gazeta de Vargem Grande já havia publicado uma matéria alertando sobre o golpe e dando dicas para que as pessoas se protegessem.
Conforme o informado, a mulher recebeu uma ligação do número (19) 3641-9400, onde a pessoa alegou ser da Caixa Econômica Federal. A mulher informou que os criminosos disseram que a conta bancária dela havia sido alvo de um ataque cibernético e, durante a conversa, solicitaram um estorno de Pix, conduzindo a vítima ao golpe. Com um atendimento aparentando ser profissional, os criminosos enviaram informações pelo WhatsApp, através do número (11) 97862-2886.
Os criminosos usam técnicas de engenharia social, como se passar por funcionários de bancos ou instituições financeiras, ou até mesmo criar perfis falsos em redes sociais para pedir dinheiro emprestado. Assim que a transferência é realizada, o dinheiro é rapidamente sacado ou transferido para outras contas, dificultando a recuperação.
Em algumas situações, golpistas enviam mensagens por SMS informando que transações via PIX ou operações com o cartão estão em análise e que para cancelar é necessário ligar na central de atendimento, cujo telefone não corresponde aos números oficiais das instituições financeiras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui