Alerta: Vargem já registrou 16 casos de dengue este ano

Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue. Foto: Divulgação

O ano começou há apenas três semanas e os números de casos positivos de dengue já começam a preocupar. Até quinta-feira, dia 18, foram confirmados 16 casos de dengue em Vargem Grande do Sul. No total, 23 pessoas já foram notificadas, mas sete casos deram negativo.
A quantidade de casos que já deram positivo em apenas três semanas chamam atenção, principalmente se compararmos com os casos de 2023. No último ano, a cidade registrou 536 notificações, sendo 265 casos positivos e 271 negativos. No entanto, informações da Prefeitura Municipal dão conta de que em janeiro e em fevereiro foram registradas seis notificações, uma em janeiro e cinco em fevereiro, e, felizmente, nenhum caso havia sido confirmado.
Foi em março que a situação começou a mudar e, de 17 notificações, seis casos foram positivos. Uma matéria publicada pela Gazeta de Vargem Grande na edição do dia 15 de abril do ano passado informa que a cidade já havia registrado, até o dia 12 daquele mês, 13 casos.
A Gazeta de Vargem Grande analisou os dados próximos à época atual nos cinco últimos anos. Em 2022, dos três casos notificados até 19 de abril, dois haviam dado positivo. Em 2021, apenas três pessoas contraíram dengue até o dia 19 de março. Em 2020, até o dia 5 de fevereiro, seis casos positivos de dengue foram registrados na cidade. Em 2019, até o dia 22 de fevereiro, três casos haviam sido confirmados.
A quantidade de casos positivos em 2024 em apenas 18 dias preocupa, principalmente se compararmos com 2019, onde um surto de dengue acometeu a cidade durante o ano, mas, até o fim de fevereiro, havia apenas três positivos.
Durante 2019 inteiro, 566 pessoas foram notificadas e 435 contraíram a doença. Desde então, era possível notar uma queda, sendo que em 2020, 241 munícipes foram notificados por dengue, mas 208 testaram positivo. Em 2021, felizmente o número caiu ainda mais, sendo que apenas 93 pessoas foram notificadas e 62 delas pegaram a doença. Em 2022, a queda foi bruta, já que houve apenas 17 notificações e oito pessoas testaram positivo para a doença.
O Departamento de Saúde da Prefeitura de Vargem Grande do Sul informou que faz mais de cinco anos que não há um caso de morte por dengue com complicações na cidade. Em relação à vacina contra a dengue, nosso município ainda não foi contemplado.
Com a chegada do inverno em 2023, já era esperado que o crescimento do número de casos de dengue em Vargem Grande do Sul cessasse, uma vez que nos períodos mais frios o mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, circula menos. Contudo, mesmo assim, o Departamento de Saúde alertou a população da importância de continuar de forma permanente, o combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya.
Segundo o explicado, com as chuvas frequentes é preciso ficar alerta com os potenciais criadouros de dengue, uma vez que o acúmulo de água parada facilita a proliferação do mosquito Aedes aegypti. Embora o início do ano seja quente, as chuvas que caem até março são preocupantes e a atenção neste período precisa ser redobrada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui