Univesp de Vargem já formou 60 alunos

O professor Miguel, formado em Matemática, leciona desde sua formatura

Com cerca de 150 alunos matriculados, o Polo de Vargem Grande do Sul da Universidade Virtual do Estado de São Paulo já formou 60 alunos desde 2017, quando as aulas tiveram início no município. A prefeitura de Vargem falando sobre os investimentos já realizados na universidade virtual, informou que no ano passado, foram abertas 50 vagas para vestibular, conforme a demanda.
Sobre o prédio que fica localizado na Rua São Braz, nº 200, na Vila Santa Terezinha, a prefeitura informou que o mesmo recebe manutenção na infraestrutura e equipamentos utilizados para os cursos, materiais para manutenção e funcionamento do local, bem como um servidor para atendimento da população.
Com relação aos investimentos previstos para este ano, o jornal foi informado que eles continuam na manutenção e funcionamento do prédio com toda a infraestrutura necessária para receber os alunos durante todo o ano, tendo em vista que o prédio onde se encontra o Polo da Univesp atende as necessidades para realização dos cursos.
Com prédio próprio, o local possuí refeitório, sala de estudo, sala de aula, 50 notebooks, banheiros masculino e feminino, cozinha, sala de direção e secretaria.
Ao ser indagado como está a demanda junto a Univesp, a prefeitura respondeu que há demandas para a cidade, mas também atende a região, pois a Univesp dá oportunidade aos candidatos na hora de sua inscrição para o vestibular, escolher o Polo de Vargem Grande do Sul, desta forma também atende a região.
Com relação às 42 vagas oferecidas no vestibular que vai acontecer este ano, a prefeitura respondeu que as mesmas são de total responsabilidade da Univesp, sendo que o Polo de Vargem Grande do Sul está entre os que mais recebem vagas em todos os anos.

Formandos da Univesp recomendam a universidade
As inscrições para o Vestibular Univesp 2024, do Polo de Vargem Grande do Sul, tiveram início na terça-feira, dia 6. As inscrições podem ser realizadas até o dia 8 de abril. A Gazeta de Vargem Grande conversou com dois professores que se formaram pela Univesp e ambos recomendaram a universidade.
Ao jornal, Miguel Biavati Strazza Jaime, de 24 anos, contou que cursou Licenciatura em Matemática e se formou em 2021. Ele foi da primeira turma do Polo de Vargem, em 2017, e colou grau em 2022.
Miguel contou que o processo foi de extrema dedicação e estudos. “Pelo fato de ser um curso EAD, a responsabilidade e a organização para conseguir concluir o curso são primordiais, pois por incrível que pareça o curso a distância é mais difícil do que o presencial”, disse.
“As dificuldades sempre foram a respeito do conteúdo, afinal determinadas matérias são difíceis, porém a plataforma era bem simples de mexer, as aulas eram postadas semanalmente e podíamos acessar de acordo com o nosso cronograma de estudo! A Faculdade EAD proporciona isso, uma flexibilidade de horário”, explicou.
O professor comentou que exerce a profissão desde o último semestre da faculdade, em 2021. Felizmente, ele já trabalhou em várias cidades e escolas.
Em Vargem, Miguel lecionou na E.E. Benjamin Bastos e na E.E. Alexandre Fleming. Em Itobi, ele deu aula na E.E. Profª. Rita de Macedo Barreto, em São João da Boa Vista, na E.E. Anésia Martins Mattos, e em Águas da Prata na E.E. Prof. Timótheo Silva. Ele sempre lecionou em classes do Ensino Fundamental II, do 6° ao 9° ano, e Ensino Médio.
Ele contou como resolveu ser professor de matemática. “Eu decidi seguir essa carreira quando ingressei no 3° ano do Ensino Médio. Sempre buscando o exemplo que tenho em casa, que é meu pai”, comentou.
Ao jornal, ele disse que recomenda a Univesp, principalmente para pessoas que já trabalham e que não possuem uma disponibilidade de horário tão grande para estudar. “Deixo o meu apoio a todos aqueles que buscam realizar esse sonho. Tenha determinação e muita coragem e com certeza irá conquistá-lo. Sou muito grato a Univesp e todo o apoio que tive das pessoas que estavam próximas a mim”, completou.

No EAD, é preciso dedicação
O professor Tiago de Paula, de 24 anos, também cursou Licenciatura em Matemática. À Gazeta, ele contou que conheceu o curso através de uma publicação da prefeitura no Facebook. Ele iniciou na Univesp em agosto de 2017 e concluiu em junho de 2022.
Ele explicou sobre o curso. “O curso teve um processo inicialmente semi presencial quinzenal, depois do primeiro semestre então os encontros diminuíram para mensal, e a partir do segundo ano de curso todo o restante do período foi a distância contando somente com a realização das provas presencialmente”, disse.
Para ele, a maior dificuldade foi receber o diploma, pois houve um erro devido a assinaturas por parte da universidade. Felizmente, o problema já está sendo resolvido.
Tiago comentou sobre a estrutura de ensino da Univesp. “No início era muito fraco e pouco intuitivo, mas agora, após uma reforma na plataforma, houve grandes melhorias e ficou muito mais fácil de compreender. Há muita matéria, até mais do que necessário para lecionar em ensino fundamental e médio, já que não é possível lecionar em uma universidade com tal curso”, disse.
Ao jornal, ele contou que os professores são todos graduados mestres e doutores de grandes universidades federais conhecidas no Brasil.
O professor atua na área escolhida, mas tem enfrentado algumas dificuldades. “Há uma certa dificuldade no momento de atribuir aulas, pois o curso não oferece carga horária mínima para física, impossibilitando dar aula em alguns lugares, coisa que outros cursos de matemática em outras universidades oferecem”, comentou.
Ele dá aula desde 2021, quando ainda era estudante. Iniciou na E.E. Gilberto Giraldi, em Vargem, e em 2022 atuou na E.E. Profª Rita de Macedo Barreto e no Objetivo, ambas em Itobi. Ele seguiu em Itobi no primeiro semestre de 2023, mas depois do primeiro semestre voltou para a E.E. Gilberto Giraldi.
“Sempre foi do meu interesse passar conhecimento seja de qualquer forma, professor foi a melhor opção, pois foi necessário ‘medir’ as condições de morar fora, de pagar algo a mais do que eu poderia, sabendo que trabalhar e estudar seria uma realidade para mim”, explicou.
Tiago recomendou a Univesp para as pessoas. “Eu recomendo a Univesp para quem não tem a oportunidade de realizar um curso presencial. Ensino a Distância é uma alternativa que exige muita dedicação e esforço”, disse.

O vestibular
A Prefeitura de Vargem Grande do Sul através do Departamento de Desenvolvimento Econômico explicou que informações pelo site www.univesp.br. A portaria e o cronograma podem ser conferidos pelo link https://univesp.fatvestibulares.com.br/home/
O Vestibular oferece nove cursos e, para o Polo de Vargem Grande do Sul, estão sendo ofertadas 42 vagas no total, sendo 14 vagas por eixo. Na área de Licenciatura, há os cursos de Letras, Matemática e Pedagogia. No eixo de Computação, há Ciência de Dados, Engenharia de Computação e Tecnologia da Informação. Em Negócios e Produção, há Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Em caso de dúvidas ou dificuldades com a inscrição do vestibular, o candidato deve entrar em contato na Central de Atendimento da Fundação Vunesp das 8h às 18h, em dias úteis, pelo telefone (11) 3874-6300.
O Polo de Vargem fica localizado na Rua São Braz, nº 200, no Jardim Santa Terezinha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 99743-5952, com Ana Cláudia.

O professor Tiago de Paula, leciona Matemática na escola Gilberto Giraldi

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui