Hospital busca regularizar plano de saúde: beneficiários tem até dia 30 de abril para trocar de operadora

Os usuários do plano de saúde mantido pelo Hospital de Caridade receberam em meados de março uma carta informando que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinou a abertura de prazo para quem faz parte do plano fazer a portabilidade de carência para outra operadora. O prazo se estende até o dia 30 de abril.

Durante este período, os usuários do plano podem migrar para outras operadoras sem a exigência do cumprimento de novos períodos de carência, seguindo algumas regras específicas.

Esta é a segunda vez que o plano procura seus beneficiados para comunicar sobre a possibilidade de portabilidade. A primeira foi no final de abril de 2018. A informação é que estaria encerrando um CNPJ e abrindo outro. Desde então, o hospital suspendeu a venda de novos planos.

Segundo o informado pelo Hospital nas cartas enviadas aos beneficiados, o plano, que era operado diretamente pelo Hospital de Caridade passará a ter “vida própria”, ou seja, ter um CNPJ exclusivo.

Para isso, foi criado a Associação Hospital Saúde de Vargem Grande do Sul, conforme o publicado pela entidade em seu balanço patrimonial divulgado na última edição da Gazeta de Vargem Grande. A nova instituição não tem fins econômicos, destinada à operação de planos privados de assistência à saúde. Essa nova associação já possui CNPJ, inscrição junto ao CRM, estatuto, diretoria, conselhos e constituição de patrimônio para tanto.

Inclusive está informado que já foi solicitada à ANS requerimento para autorização de funcionamento da nova operadora. No entanto, até o encerramento desta edição, o Hospital de Caridade ainda não havia recebido da agência uma resposta sobre a validação ou não para o início das atividades da nova operadora.

A Gazeta de Vargem Grande enviou à provedoria do hospital uma série de perguntas sobre o andamento das tratativas junto à ANS e também sobre o futuro do plano de saúde e a importância da manutenção desse serviço para as finanças do hospital. Questionou inclusive, o que motivou a descontinuidade do plano antigo.

No entanto, como ainda não recebeu nenhuma informação da ANS, o hospital ainda não respondeu aos questionamentos do jornal. A reportagem apurou que a diretoria e provedoria do hospital tem realizado uma série de ações para viabilizar a continuidade do plano.

Enquanto aguardam uma posição da agência reguladora, os beneficiados do plano Hospital Saúde podem migrar para outras operadoras, sem perder a carência, até o dia 30 de abril. Essa, inclusive, é uma orientação da própria ANS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui