Pe. Carlos Eduardo Dóbies – pároco da Paróquia Sant’ana
Feliz e Santa Páscoa!
Páscoa significa passagem, passagem da experiência de morte para a Vida Nova. Cristo é a expressão do Amor de Deus Pai, que o enviou, se encarnando no seio da Sagrada Família, para abraçar a realidade humana frágil, pobre e pecadora.

Ao assumir a nossa humanidade, Jesus assume nosso pecado, sem experimentar o pecado, se fazendo pecado por nós, manifestando todo o Amor de Deus Pai, que oferece seu Filho, para morrer pelos nossos pecados, “Ninguém tem maior Amor, do que Aquele que dá a Vida, por seus irmãos” (Jo 15,13-17).

Celebrar a Páscoa, é mergulhar no grande mistério da Paixão Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quando meditamos esse mistério da Paixão de Cristo, experimentamos o Amor que o Senhor tem por cada um de nós, um Deus todo poderoso, que se despoja da sua divindade e de seu poder, para se colocar a serviço de toda humanidade.

Sofreu toda humilhação, toda rejeição, todo o desprezo, toda tortura, foi condenado ao pior sacrifício, o da Cruz. Experimentou o peso do nosso pecado, abatido, não se abateu, por amor a cada um de nós, se entregou a morte, desceu aos infernos, mas venceu todo esse tormento, para nos mostrar que o Amor vence a morte, nos resgatando dos nossos pecados e nos trazendo a Salvação.

Desejo que nesta Páscoa, possamos estar fazendo essa experiência, passando da morte que o pecado gerou em nós, nos fazendo muitas vezes indiferentes diante da dor, da necessidade do nosso próximo, fechados em nossas “verdades”, não vendo no outro um irmão, que é diferente, que pensa diferente, mas muitas vezes como nosso inimigo.

Celebrar a Páscoa, é dar um passo na fé, onde Cristo nos liberta e nos ensina a passar para uma nova realidade, onde Ele nos capacita para dar nossas mãos, perdoando-nos mutuamente, respeitando as nossas diferenças, percebendo que as diferenças não nos afasta, mas nos enriquece, e caminhando juntos como irmãos, veremos o Reino de Deus acontecendo entre nós.

Que a exemplo de Cristo Vivo e Ressuscitado, vivamos a alegria da vida nova, onde testemunhamos que somos todos irmãos, construindo uma sociedade, mais compreensiva, solidária e fraterna.
Grande abraço fraterno, Pe. Carlos Eduardo Dóbies, pároco da Paróquia Sant’Ana.













