Febre Amarela: Vargem entra em lista de cidades com recomendação de vacina

Febre Amarela: Vargem entra em lista de cidades com recomendação de vacina. Foto: Prefeitura

A Secretaria Estadual de Saúde divulgou durante a semana uma lista de municípios com recomendação de vacinação contra a febre amarela e Vargem Grande do Sul foi incluída nesta relação. De acordo com o informado, a lista foi elaborada depois da Organização Mundial da Saúde (OMS) considerar todo o estado de São Paulo como área de risco da doença.
Ao todo são 32 municípios na região. Além de Vargem, constam na lista Águas da Prata, Aguaí, Casa Branca, Caconde, Divinolândia, Itobi, Mococa, Santa Cruz das Palmeiras, São João da Boa Vista, São José do Rio Pardo, São Sebastião da Grama, entre outras.
De acordo com a prefeitura, a cidade não registrou nenhum caso da doença este ano e conforme destacado pela Diretoria Regional de Saúde, os municípios estão dentro dos parâmetros normais estabelecidos.
Em Vargem Grande do Sul a vacina é oferecida no Centro de Saúde e na UBS Dr. Edward Gabrioli, na Vila Polar. Para quem procurar os postos, é preciso levar o cartão do SUS e a Carteira de Vacinação.
A vacina é contraindicada para crianças menores de 6 meses, idosos acima dos 60, gestantes, mulheres que amamentam, pacientes em tratamento de câncer e pessoas imunodeprimidas.
A prefeitura informou que no ano de 2017 foram aplicadas 15.200 vacinas contra a febre amarela na cidade. Neste ano, até o dia 26 de janeiro, foram aplicadas 505 doses.
Depois do decreto da Organização Mundial da Saúde, que incluiu todo o estado de São Paulo como área de risco de transmissão da doença, a prefeitura informou que a procura está intensa, principalmente de pessoas de outras cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Santos, entre outras. Ao ser questionada se teria campanha de vacinação na cidade, a prefeitura informou que está aguardando parecer da vigilância em saúde da DRS XIV se haverá necessidade. A febre amarela só é transmitida para o ser humano pela picada dos mosquitos haemagogus e sabethes.

Dengue

A prefeitura informou que no ano passado foram registradas 45 notificações de casos suspeitos e destes, foram confirmados sete casos positivos de dengue e um caso de chikungunya. Neste ano de 2018 tiveram quatro notificações de casos suspeitos de dengue e foi registrado um caso positivo.

Febre Amarela: Vargem entra em lista de cidades com recomendação de vacina. Foto: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui