Ensino a distância: potencializar a carreira sem sair de casa

Mensalidades mais acessíveis, horários flexíveis, autonomia nos estudos e a possibilidade de cursar uma universidade sem precisar de deslocamento diário estão entre os benefícios do EAD

Estudar a distância é a modalidade de ensino que mais cresceu no país nos últimos anos, de acordo com o Censo da Educação Superior 2016* do Ministério da Educação (MEC). Seja na forma de uma graduação, seja na pós-graduação, em um curso técnico ou livre, o formato oferece flexibilidade nos horários de estudo, respeitando o ritmo de aprendizagem do aluno e desenvolvendo competências que são valorizadas no mundo do trabalho, como organização, proatividade e responsabilidade, além de possibilitar a conciliação entre a vida profissional e acadêmica.

Quem está apostando no EAD é a professora de geografia da rede estadual de ensino Carolina Zonta Murarolli, de 24 anos. Carolina, que mora e trabalha em São João da Boa Vista, faz pós-graduação em Educação Ambiental para Sustentabilidade pelo Centro Universitário Senac e acredita que o formato é uma oportunidade de formação e aprimoramento que se encaixa em sua rotina com a mesma qualidade e certificação de um curso presencial.

“Como sou professora, também trago muito trabalho para casa, sendo assim, estudar a distância é perfeito. Tenho a liberdade de optar por horários de estudo compatíveis com a minha rotina, com a garantia de assistir a 100% das aulas e contar com o apoio dos professores em possíveis dúvidas, indicação para leituras e outros trabalhos. Por meio dos fóruns, também mantenho contato e troco ideias com colegas de curso. Sem falar do custo, que é mais acessível”, relata.

Ampliar a rede de relacionamento também é uma das vantagens de estudar a distância, segundo Fabiana Martins Vilela, gerente em exercício do Senac São João da Boa Vista. “O aluno interage no ambiente virtual de aprendizagem com pessoas de outras cidades do Estado, bem como de outras regiões. Essa oportunidade de estabelecer novos contatos enriquece tanto o lado pessoal quanto o profissional”, afirma.

Atualmente, o Senac oferece 31 cursos de pós-graduação que podem ser feitos a distância (EAD) e que foram criados a partir das necessidades e tendências do mundo de trabalho. “Todos têm nota máxima na avaliação do MEC. Além disso, o aluno aprende noções de inovação e empreendedorismo para ajudar no seu desenvolvimento pessoal em qualquer um dos cursos disponíveis”, afirma Fabiana.

Graduação a distância é novidade em São João da Boa Vista

O Centro Universitário Senac atingiu a marca de 232 novos polos, credenciados pelo MEC, para apoiar atividades dos cursos de graduação a distância espalhados pelo Brasil. Desse total, a unidade  São João da Boa Vista é um deles. Hoje, estudantes da região podem se inscrever em um dos 13 cursos da modalidade nas áreas de comércio, administração, educação, gestão ou informática. As inscrições podem ser feitas no portal da instituição.

Os cursos de graduação em tecnologia, bacharelado ou licenciatura do Senac EAD têm duração entre dois e quatro anos. As aulas são ministradas totalmente pela internet, sendo preciso realizar duas avaliações presenciais por semestre na unidade.

Sobre o Senac EAD

Com mais de 70 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio.

A partir de 2013, com o lançamento do Portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil, e apoiados por mais de 290 polos presenciais para avaliações de cursos de pós-graduação e 232 para graduação.

Acesse a programação completa de cursos do Senac EAD em www.ead.senac.br.

Serviço:

Pós-graduação EAD – Inscrições até 1º de março pelo endereço www.ead.senac.br/pos-graduacao. Taxa de inscrição: R$ 20,00

Graduação EAD – Inscrições até 2 de março pelo endereço www.ead.senac.br/graduacao. A inscrição é isenta de cobrança

Ensino a distância: potencializar a carreira sem sair de casa. Foto: Arquivo Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui