Continuam os preparativos para o 3º Torneio de Pesca

Continuam os preparativos para o 3º Torneio de Pesca. Fotos: Reportagem

O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente está trabalhando nos preparativos para o 3º Torneio de Pesca, que acontecerá no próximo dia 30 de março, Sexta-Feira Santa, junto à Barragem Eduíno Sbardellini, a conhecida represa do Rio Verde em Vargem Grande do Sul.
De acordo com a prefeitura, a compra dos peixes já está sendo efetuada, assim como a divulgação do evento e também a visita junto às empresas da cidade para a doação dos brindes e prêmios que serão sorteados no dia. O torneio já desperta a atenção não só dos pescadores, mas também de centenas de famílias que deverão aproveitar o dia para participar da pesca e levar as crianças para se divertirem.
A prefeitura, através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, deverá soltar cerca de uma tonelada de peixes, principalmente tilápias pesando por volta de um quilo e também um pouco do peixe conhecido como catfish, um bagre com uma carne considerada muito saborosa. Os catfish deverão pesar em torno de um quilo e meio a dois quilos cada um.
O início do torneio será às 7h e o término às 12h. As pessoas que forem de carro poderão estacionar no local e ficar aguardando. Não será permitido o início da pesca antes do horário. Como no ano passado, haverá sorteio de vários brindes oferecidos pelas empresas da cidade e premiação para quem pegar o maior peixe, a maior quantidade, a melhor estória de pescador, a maior diversidade de peixes e o melhor traje. Poderão concorrer os pescadores nas categorias mirim, jovem, mulher, homem e melhor idade.
Os pescadores poderão utilizar até três varas de pesca simples, com um anzol e até dois molinetes ou carretilhas. Poderão levar equipamentos de conforto (banco, cadeira, guarda sol e será permitido o uso de iscas naturais ou artificiais). Não será permitido o uso de ceva, forquetes, espinhéis e pesca no rela, ou na passada usando forquetes ou mais anzóis.

Dito Buzatto

Durante o transcorrer do 3º Torneio de Pesca, segundo informações, deverá haver uma homenagem ao pescador “Dito Buzatto”, a ser realizada por amigos do antigo pescador falecido aos 91 anos de idade em dezembro do ano passado.
Nascido com o nome de Ozório Buzatto, em 15 de dezembro de 1926, a maioria das pessoas não o conhecia pelo seu nome verdadeiro, mas sim como Dito Buzatto. Era filho de Angelim Buzatto e dona Maria Buzatto. Foi casado com dona Jaci Romano Buzatto e o casal teve a filha Jacqueline, professora, casada com Alexandre, atualmente morando em São João da Boa Vista.
Foi durante quase 30 anos funcionário da prefeitura municipal, começando como servente nas escolas municipais, onde ingressou em março de 1969, depois trabalhando em outros setores e no almoxarifado, onde se aposentou em 1996.
Muito querido por seus companheiros de pesca, seu Dito era conhecido pela paciência e sabedoria, grande pescador de curimbatá, dourado e piaparas da Formosa, no Rio Jaguari Mirim e também no Rio Samburá em Minas, onde tinha rancho com outros companheiros. Também arrumava molinetes, carretilhas e confeccionava chumbadas para pescarias. Ele pescou até os últimos anos de sua vida, deixando muitas saudades.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui