Vacinação contra gripe começou no dia 23

Equipe da saúde iniciou campanha de vacinação. Foto: Curta Aqui

A campanha de vacinação contra a gripe em grupos prioritários teve início na última segunda-feira, dia 23. De acordo com o Departamento Municipal de Saúde, idosos a partir de 60 anos, indígenas e profissionais da área da saúde já podem ser imunizados.
A partir do dia 2 de maio, terça-feira, o grupo prioritário da campanha corresponde a crianças de seis meses aos menores de cinco anos, gestantes e mulheres que acabaram de dar à luz. Dando continuidade a campanha, no dia 9 de maio, a imunização começa para as pessoas com doenças crônicas e professores. O “Dia D” de mobilização da vacina será no sábado, dia 12 de maio para quem não tomou a vacina, de acordo com os grupos que se enquadram no calendário do Ministério da Saúde.

Postos de vacinação

A imunização será realizada das 8h às 17h, no Centro de Saúde “Dr. Gabriel Mesquita”; UBS “Edward Gabrioli”, Vila Polar; ESF “Dr. Arcelino Anadão”, Jardim Paulista e ESF III “Dr. Natalino Lopes Aliende”, no Jardim Dolores.

Vacina

De acordo com a prefeitura, a vacina tem como contraindicações reação anafilática em doses anteriores e reação a ovo e não está contra indicada em pacientes imunodeprimidos. O mito de que ela provoca a gripe, não corresponde à verdade. O que acontece, é que, no momento em que o idoso recebe a vacina ele pode já estar com o vírus no corpo e a vacina não consegue protegê-lo. Segundo a prefeitura, o principal benefício da vacina é proteger o idoso contra eventos adversos graves através da prevenção.

Influenza

É uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório. A tendência é disseminar facilmente em epidemias sazonais e mundiais. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos. Após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.
O período de incubação do vírus influenza varia entre um e quatro dias. A maioria das pessoas infectadas recupera-se dentro de uma a duas semanas. A infecção pelo vírus influenza pode levar às formas clinicamente graves como as infecções respiratórias agudas e pneumonias, podendo levar ao óbito.

Equipe da saúde iniciou campanha de vacinação. Foto: Curta Aqui

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui