Realizada 1ª Audiência Pública do Plano Diretor

Tadeu Ligabue, diretor de Desenvolvimento, e o prefeito Amarildo falaram aos presentes. Foto: Reportagem

Cerca de cinquenta pessoas participaram da 1ª Audiência Pública para revisão do Plano Diretor do município, realizada no dia 22 de junho às 19h, na Casa da Cultura. Além de representantes da sociedade civil, estavam presentes membros da Equipe Técnica e do Grupo de Acompanhamento da revisão do plano formado por pessoas indicadas pelas entidades da cidade. A abertura dos trabalhos foi feita pelo diretor de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Fernando Ligabue, que também preside a Comissão Gestora nomeada para realizar a revisão do plano que está sendo elaborado com a participação da empresa Ultra Haus Strategic Solutions, de Belo Horizonte, sem custo para o município.
Tadeu agradeceu a presença de todos e falou da importância do município fazer a revisão do seu Plano Diretor que é de 2006. “Esta nova lei visa nortear o planejamento de Vargem Grande do Sul nos próximos dez anos. Junto com a revisão do plano, está sendo estudado um conjunto de leis que tratam principalmente da expansão urbana, como o Código de Obras, Lei de Zoneamento, de Uso e Ocupação do Solo, de Mobilidade Urbana, Código de Posturas, que terão influência na organização do crescimento e transformação do município”, afirmou.
Também aproveitou a ocasião para falar da proposta e a importância para o município com relação à implantação do Parque Linear, abrangendo desde a estação de tratamento de água na barragem Eduíno Sbardellini, ocupando toda a área de várzea do Rio Verde até a estação de tratamento de esgoto municipal, obra que consta dos planos de governo da atual administração municipal.
Presente à audiência, o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) falou que para o Plano Diretor ser eficiente, tem de ter a participação da sociedade vargengrandense na sua elaboração. Lembrou da necessidade de se planejar o município para o poder público tomar as decisões corretas e respondeu algumas perguntas das pessoas presentes sobre a expansão urbana do município. O prefeito lembrou que mais audiências e reuniões serão realizadas para que todos possam contribuir com ideias, apontar os problemas e sugerir as soluções para que Vargem Grande do Sul possa oferecer uma melhor qualidade de vida aos seus cidadãos.
As arquitetas e urbanistas Pollyanna Diniz Cordeiro e Carolina Belcufine Rocha, representantes da empresa Ultra Haus, após explanarem sobre o que já está sendo feito pela empresa na cidade e como será a metodologia da revisão do Plano Diretor, que terá várias etapas até a elaboração do projeto de lei a ser enviado à Câmara Municipal e votado pelos vereadores, fizeram a apresentação sobre o aplicativo “Meu local” desenvolvido pela empresa.
O aplicativo é uma ferramenta que possibilita o mapeamento colaborativo, através da participação social, contribuindo com a elaboração do diagnóstico e também na proposição de melhorias para o município. Pelo aplicativo, todo munícipe pode colaborar com imagens, textos, áudios e/ou vídeos do local de interesse em que estiver, podendo contribuir com observações, denúncias, como também pode classificá-lo no tópico de saneamento, mobilidade, cultura, lazer, patrimônio, território, meio ambiente ou economia, e enviá-las pelo aplicativo diretamente para o corpo técnico da empresa. Estas informações vão contribuir para a elaboração e apresentação do embasamento técnico administrativo legal do plano. Finda a apresentação, foi deixada a palavra livre para que todos os presentes pudessem participar e esclarecer suas dúvidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui