A cada dois habitantes, um veículo

Devido ao grande crescimento do índice populacional e a expansão da frota de veículos, a mobilidade urbana é considerada um dos principais desafios da gestão de algumas cidades brasileiras. A solução encontrada é o investimento em transporte público e coletivo e a implantação de ciclovias e ciclofaixas.

Segundo dados do Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran) de Vargem Grande do Sul, a frota de veículos licenciados em Vargem Grande do Sul chega a um número de 21.514. No entanto, o fluxo é ainda maior devido a veículos de outras cidades que se deslocam ao município. Ainda assim, considerando apenas o número de veículos licenciados em Vargem, se chega a relação de um veículo a cada dois habitantes, uma vez que estimativas da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) apontam que o município conta com aproximadamente 39,5 mil habitantes.

Entre os veículos mais comuns, se encontram automóveis que de acordo com o Desetran somam 13.846 unidades, correspondendo a 64,4% do percentual da frota municipal. As motos com um número de 4.880, sendo 22,6% da frota da cidade, ônibus e micro-ônibus são 280 veículos, e uma quantidade de 2.365 entre caminhões, reboques, semi-reboques e camionetas, o que equivale a 11% da frota. Outros veículos como trator, side-car, utilitário e motorhome somam 163 unidades em Vargem Grande do Sul.

A cada dois habitantes, um veículo. Foto: Google

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui