Renovias promove campanha Bate Coração na SP-340

0
533
Renovias promove campanha Bate Coração na SP-340. Foto: Divulgação

Acontece de 23 a 27 de julho mais uma etapa da campanha Bate Coração promovida pela Renovias. A iniciativa tem como objetivo conscientizar os motoristas, especialmente os caminhoneiros, sobre os cuidados com a saúde e oferece consulta médica e exames gratuitos. O atendimento será das 8h às 17h, no Posto Rota 340, localizada no km 141 da SP-340 (Pista Sul), em Santo Antônio de Posse.

A Campanha integra o Programa Saúde do Caminhoneiro, que tem como finalidade orientar os motoristas sobre doenças do coração. Além de consulta médica, os participantes poderão realizar exames de eletrocardiograma e teste de glicemia, que auxiliam no diagnóstico de doenças cardíacas e diabetes.  Será realizada ainda aferição da pressão arterial pela equipe de Atendimento Pré-hospitalar da concessionária

Os motoristas receberão cartilha com informações sobre o coração, fatores de risco de doenças coronarianas e funcionamento do aparelho circulatório. O material contém dicas de alimentação saudável para os caminhoneiros, orientações de ergonomia para evitar dores na coluna, dicas de segurança e serviços oferecidos pela concessionária gratuitamente 24 horas por dia. Haverá ainda serviço de corte de cabelo à disposição dos usuários.

Desde julho de 2002, quando foi criada, a campanha já atendeu mais de 22 mil usuários. “Para muitos motoristas, esta é a única oportunidade para realizar consultas e tirar dúvidas com um médico”, enfatiza o coordenador do Programa, Eli Paulo Colombo Filho. “Nossa intenção é sensibilizar os caminhoneiros sobre a necessidade de realizar exames preventivos, além de conscientizá-los sobre os cuidados com a saúde e com a qualidade de vida”, acrescenta.

Parada emergencial

Durante a campanha Bate Coração, os motoristas também serão orientados sobre a parada emergencial nas rodovias. A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA) desenvolvido em parceria com a Artesp. Equipes da concessionária distribuirão folhetos para esclarecer que o acostamento das rodovias somente deve ser utilizado quando o veículo apresentar defeitos e, nesta situação, o condutor deve manter o pisca-alerta ligado.

Esse espaço não é lugar para descanso ou paradas, pois é uma área que deve ser usada de forma emergencial para solucionar problemas e é um espaço estratégico também em situações de socorro (como o uso de ambulâncias, viaturas da polícia ou da concessionária para atendimentos).

Quando o motorista usa esse espaço para furar filas ou lentidões, ele está incorrendo a um comportamento desrespeitoso com os demais e também cometendo infrações. O Código de Trânsito Brasileiro define essa atitude como gravíssima, com multa de R$ 880,41 e sete pontos na CNH.

Se o veículo estiver com qualquer problema que obrigue o condutor a parar no acostamento, ele deve ainda tomar alguns cuidados, como, por exemplo, sinalizar com o triângulo, sair e buscar um local seguro até que chegue o resgate. Sempre que possível, o motorista deve realizar a parada preferencialmente em postos de serviços.

Renovias promove campanha Bate Coração na SP-340. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui