Safra da batata em Vargem tem mesma área de plantio

0
1648
Safra da batata em Vargem tem mesma área de plantio. Foto: Unifeob

Em julho, a região de Vargem Grande do Sul deu início à safra da batata plantada a partir de março deste ano. A cidade e seus municípios vizinhos são responsáveis pela maior colheita de inverno do produto em todo Brasil. Principal cultura de Vargem, a batata gera também centenas de empregos na cidade durante este período que vai até outubro.

Fábio Henrique de Oliveira, engenheiro agrônomo coordenador do Departamento Técnico da Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata), informou à Gazeta que a área de plantio foi mantida.

Segundo Fábio, levantamento pela Cooperbatata e Associação dos Batataticultores de Vargem Grande do Sul (ABVGS) aponta que a área plantada neste ano foi praticamente a mesma do ano passado. “Até a quantidade de sementes importadas foi praticamente igual”, observou. “No ano passado tivemos de 10 mil a 10.500 hectares, e esse ano 11 mil, se passar é pouca coisa, então não é um aumento tão significativo”, disse.

Fábio observou ainda que alguns produtores médios até diminuíram um pouco a área devido ao desempenho do ano passado, que não teve preços tão satisfatórios. No entanto, ele destacou que os grandes produtores mantiveram suas áreas e em alguns casos, até aumentaram.

Safra 2018

Fábio observou que para a safra deste ano, as primeiras áreas plantadas são as que sofrem um pouco mais, uma vez que a temperatura noturna não é tão favorável. “A temperatura diurna é um pouco quente, e afetaram os plantios de março e início de abril. Essas batatas produziram 600 sacos por hectare, o que representa aproximadamente 30 toneladas, que não é uma produtividade alta”, ponderou.

O engenheiro agrônomo informou que a produtividade média de Vargem em 2017 foi de 750 sacos por hectare. “Acredito que esse ano, como foi um ano melhor, que não teve tempo nublado, com dias mais limpos, com temperatura noturna muito boa, a média será de 750 sacos, 780 sacos por hectare, até um pouco mais”, disse. Esse número representa cerca de 385 mil toneladas de batata, que é o esperado na região de Vargem Grande.

Safra da batata em Vargem tem mesma área de plantio. Foto: Unifeob

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui