Mais uma Romaria

0
511
Mais uma Romaria. Foto: Arquivo

A Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana chega à sua 44ª edição, neste domingo, dia 29. A festividade é uma tradição religiosa de Vargem Grande do Sul e é considerada uma das maiores do Estado de São Paulo. Todos os anos, milhares de cavaleiros louvam a padroeira Sant’Ana, em um desfile que começou oficialmente em 1975.

Passados tantos anos, o evento continua com raízes fortes na cidade. Durante as mais de quatro décadas de sua realização, muitos dos pioneiros já se foram. O prefeito Huber Braz Cossi, que organizou a primeira edição, o padre Celestino C. Garcia, o primeiro líder religioso, além dos romeiros que participaram do primeiro cortejo, que saiu da igreja de Santo Antônio naquele ano.

No entanto, a Romaria segue forte. Calcada na fé dos cavaleiros, amparada pela tradição sertaneja e caipira de Vargem Grande do Sul, que nasceu das paragens da estrada boiadeira. A devoção à padroeira Sant’Ana, da igreja que o pequeno povoado cresceu em volta.

Neste domingo, mais uma vez os cavalos, charretes, carros de boi retornam às ruas do município. A Comissão Organizadora pede a todos os cavaleiros que tratem bem de seus animais durante o trajeto, que zelem pelo caráter religioso do evento, que evitem a ingestão de bebidas alcoólicas e que respeitem o motivo principal da romaria, que é a fé.

A Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana certamente seguirá por muitos anos, pois o vargengrandense é um povo fiel e orgulhoso de sua Romaria. Nesta edição, a Gazeta de Vargem Grande traz mais uma vez reportagens que demonstram a importância deste evento para a cidade e a devoção dos fieis cavaleiros à padroeira.

Mais uma Romaria. Foto: Arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui