Alunos da Unifeob visitam futuro parque da cidade

Alunos da Unifeob junto do diretor de Desenvolvimento, Tadeu Ligabue. durante a visita. Foto: Arquivo Pessoal

O sábado, dia 11, foi dia de intensa movimentação para os alunos que estudam arquitetura e urbanismo na Unifeob de São João da Boa Vista. Cerca de 80 estudantes estiveram em Vargem Grande do Sul para conhecer a área onde a prefeitura pretende construir o futuro parque ecológico linear da cidade, junto às várzeas do Rio Verde que cortam o município.

Junto com os alunos estavam os professores Caio Higa, Frederico Vergueiro Costa, Gabriel Nery Prata, Luciana Valin Gonçalves Dias e José Edwalto de Lima Júnior. Os alunos foram recebidos pelo diretor de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Fernando Ligabue, que mostrou o local e falou sobre o que a prefeitura pretendia fazer. Também acompanharam toda a visita, o engenheiro Henrique Perroni e a arquiteta Lais Perroni, que fazem parte do grupo de engenheiros e arquitetos de Vargem.

A ideia de dotar a cidade de um parque linear vem sendo gestada há um bom tempo e tem encontrado na administração do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) um grande entusiasmo. Desde a construção da barragem Eduíno Sbardellini junto ao Rio Verde, foi-se desenhando a possibilidade de aumentar a área de lazer junto às várzeas do rio e também construir mais lagos para reservas de água e parques, visando a preservação do meio ambiente.

O diretor de Desenvolvimento levou o projeto ao coordenador de Arquitetura e Urbanismo da Unifeob, Ricardo Simon Ciacos e demais responsáveis pela área da universidade e após conversas com o prefeito Amarildo, foi discutida a possibilidade de se fazer um concurso entre os alunos da instituição, dos módulos quatro e oito do curso onde estudam cerca de 150 pessoas.

A ideia foi bem recebida pelos professores e o projeto começou a tomar forma, pois serviria também de conclusão de trabalho para os estudantes. Os melhores projetos receberiam um prêmio a ser doado pela prefeitura de Vargem Grande do Sul e o prefeito sugeriu que poderia junto com a instituição, elaborar até um projeto executivo para a implantação da primeira etapa do parque, na antiga área que pertenceu a família de José Ribeiro de Andrade, o Zecão.

Explicou o prefeito que com o projeto em mãos, seria mais fácil buscar verbas junto ao governo do Estado e também federal. O diretor Tadeu Ligabue citou que várias cidades já tem seu parque linear, como Indaiatuba, que hoje é uma referência no desenvolvimento daquela cidade.

A área do futuro parque deve constar como Zona de Proteção Ambiental, denominada Parque Linear do Rio Verde junto ao Plano Diretor que está sendo elaborado, com restrição para ampliação dos imóveis existentes ou novas ocupações, representando importantes espaços de convivência e de educação ambiental para os moradores de Vargem Grande do Sul. Ele se iniciaria junto à barragem Eduíno Sbardellini e prosseguiria até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

O professor Caio Higa falou da importância do projeto não só para os alunos, que estarão em contato direto com o empreendimento, ampliando seus conhecimentos, mas também pela cidade, pelo planejamento que será feito, por ser uma área grande a ser preservada e que terá impacto importante no futuro do desenvolvimento de Vargem Grande do Sul.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui