Prefeitura vai oferecer mais médicos especialistas na rede

Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Foto: Gazeta

A Câmara municipal aprovou por unanimidade um projeto de lei da prefeitura que autoriza a criação de cargos para médicos especialistas nas áreas de urologia, psiquiatria, ortopedia, pediatria, dermatologia, geriatria, angiologia/cirurgia vascular e genecologia/obstetrícia.

Na justificativa do projeto, o prefeito Amarildo Duzi Moares (PSDB) explicou que a prefeitura possui atualmente uma empresa terceirizada que presta serviços médicos de urgência e emergência (PPA), sendo que inclusive na nova licitação que ocorreu no mês de julho, cuja empresa assumiu em agosto, oferece especialidades médicas. Entretanto, longe ainda de atender a necessidade do município, conforme ressaltou o chefe do Executivo.

Apesar da existência do Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de São João da Boa Vista, Amarildo observou que Vargem ainda possui demanda reprimida em diversas especialidades. “Por esta razão, estamos criando os cargos de diversas especialidades, mas cabe ressaltar que, os concursos e principalmente a contratação desses profissionais se dará de forma gradativa de acordo com as condições financeiras do município”, informou.

O prefeito informou que em 2017 foi realizado concurso para médico, sendo que apenas três candidatos se inscreveram e após aprovação e convocação os dois primeiros desistiram, não manifestaram interesse e o terceiro ainda estava cursando o último ano de medicina, portanto, sem condições de assumir o cargo. “Com isso, evidencia-se a necessidade de tornar o cargo de médico mais atrativo através da contratação de especialistas e não generalistas”, explicou.

As vagas para estas especialidades serão preenchidas por meio de concurso público. De aacordo com a prefeitura, já está em planejamento a realização do concurso para estes cargos, porém ainda não há uma data definida. O salário é de R$ 5.716,27 mensais, com base em julho de 2018.

Vereadores

Durante a sessão de Câmara do dia 20, quando o projeto foi aprovado, o vereador Alex Mineli (PRB) apontou que a criação destes cargos representa um avanço grande na área de saúde de Vargem. Lembrou também do convênio firmado recentemente entre prefeitura e Hospital de Caridade para a realização de cirurgias eletivas na cidade. No entanto, observou ainda que a fila de espera por exames continua grande e que é preciso manter o trabalho nesse sentido.

Projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores. Foto: Gazeta

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui